Presidente da FIA diz que Caso Horner "mancha imagem da Fórmula 1"

Mohammed Ben Sulayem acredita que caso de comportamento inadequado envolvendo Christian Horner mancha a imagem da Fórmula 1. Dirigente da Red Bull foi mantido no cargo após investigação

Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem se pronunciou sobre a polêmica envolvendo Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull. O mandatário da Federação acredita que o caso pode manchar a imagem da Fórmula 1. Os dois se encontraram hoje, no treino livre 3 do GP do Bahrein.

"Mancha o esporte. Isso é algo que mancha em nível humano", disse o presidente da FIA ao Financial Times. O mandatário também afirmou que a Federação está preparada caso a denúncia sobre o chefe seja levada aos escritórios de compliance do órgão.

[relacionadas]

A investigação interna da Red Bull sobre o comportamento inadequado de Christian foi concluída na última quarta-feira (28), um dia antes do início da temporada de 2024 da Fórmula 1. O ‘Caso Horner’ finalmente teve seu desfecho com um comunicado dos taurinos após receber os resultados da investigação independente, que concluiu que as alegações feitas contra o britânico não tinham base, rejeitando assim a queixa.

“A investigação independente sobre as alegações feitas contra o Sr. Horner está completa e a Red Bull pode confirmar que a queixa foi rejeitada”, disse o time em comunicado. “O reclamante tem direito de recurso. A Red Bull está confiante de que a investigação foi bastante rigorosa e imparcial”, prosseguiu.

Christian Horner foi para os testes de pré-temporada sem utilizar roupas da Red Bull (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Red Bull GmbH abriu investigação sobre Horner em fevereiro com acusações de “comportamento inapropriado” vindo de uma funcionária. Christian teve uma reunião com advogados em Londres, na qual foi questionado por cerca de 8 horas. O encontro, contudo, não envolveu apenas a presença do chefe da equipe, mas também de outros funcionários da Red Bull, como a própria requerente e o projetista Adrian Newey, que deu sua versão sobre o caso segundo o site alemão Motorsport-Total.

Depois, o jornal neerlandês De Telegraaf chegou a dizer que, na verdade, Christian estava sendo acusado de assédio sexual e que tentou fazer um acordo com a denunciante — que recusou. Segundo a publicação alemã Motorsport-Total, o mandatário deve tomar medidas legais contra o De Telegraaf por conta da notícia.

Desde a última terça-feira, a informação era de que o desfecho do ‘Caso Horner’ estava para ser resolvido de maneira iminente. No dia anterior, a Red Bull se preparava para informar a decisão antes do GP do Bahrein, mas a coisa evoluiu na terça. O investigador independente contratado pela equipe entregou o resultado final da apuração, que já podia ser analisado pela marca dos energéticos.

A equipe tinha expectativas de resolver o caso ainda no começo de fevereiro, antês mesmo do lançamento do RB20, no dia 15. Mas a complexidade do caso e a necessidade de uma investigação fez com que o ‘Caso Horner’ se arrastasse até a beira do início da temporada.

Um e-mail contendo as supostas evidências do caso de Horner foi enviado a mais de 200 jornalistas, chefes de equipe e membros do alto escalão da Fórmula 1, como Stefano Domenicali, nesta quinta-feira. A mensagem continha um link para o Google Drive, serviço de armazenamento e sincronização de arquivos em nuvem, com prints e fotos. Horner se pronunciou sobre o caso, negando a veracidade.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Bahrein de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado, a largada está marcada para as 12h (de Brasília, GMT-3).