Pneus duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3: a nova classificação no GP da Hungria

A F1 e a Pirelli resolveram testar um novo formato de classificação no GP da Hungria e, assim, equipes e pilotos terão pneus obrigatórios para cada uma das três fases da definição da pole

Depois do cancelamento do GP da Emília-Romanha pelas fortes chuvas, sobrou para o GP da Hungria o teste de um novo formato de classificação na F1. Então, neste sábado (21), a definição do grid de largada terá algumas diferenças em relação ao que se vê nos últimos anos.

Visando poupar pneus ainda mais junto da Pirelli, a F1 decidiu que equipes e pilotos terão compostos obrigatórios para as três fases da classificação. Ou seja: no Q1, todo mundo de pneus duros; no Q2, de médios; o Q3 fica com os pneus macios, os mais velozes.

Relacionadas

A medida fez a fornecedora italiana distribuir dois jogos de pneus a menos para o fim de semana em Budapeste: foi de 13 para 11. Os times têm quatro jogos de macios, quatro de médios e três de duros para a etapa e isso se refletiu já nos treinos livres, com muita gente claramente poupando jogos.

Q1, Q2 e Q3 terão jogos obrigatórios de pneus na Hungria (Foto: Carl Bingham/Pirelli/LAT Images)

A categoria já confirmou também que o GP da Itália terá o mesmo procedimento, ainda em sistema de teste para uma possível introdução como regra no futuro. É claro que, se chover, nada disso vai acontecer e a escolha é livre.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Hungria de Fórmula 1. No sábado, o TL3 está marcado para as 7h30 (de Brasília, GMT-3), seguido pela classificação, marcada para as 11h. A largada fica para as 10h do domingo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!