Pneus duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3: a classificação no GP da Itália
A F1 e a Pirelli aproveitam o GP da Itália para segundo teste do novo formato de classificação. Pilotos e equipes terão pneus obrigatórios para cada uma das três fases da definição da pole
Fórmula 1 e Pirelli voltam para, no GP da Itália deste fim de semana, o segundo teste do novo formato da classificação. A primeira aparição do formato se deu na Hungria, enquanto o calendário apontava a estreia para o GP da Emília-Romanha, que acabou cancelado por conta das enchentes no norte da Itália em abril.
Desta maneira, a definição do grid de largada será diferente da tradicional. Visando poupar pneus ainda mais junto da Pirelli, a F1 decidiu que equipes e pilotos terão compostos obrigatórios para as três fases da classificação. Ou seja: no Q1, todo mundo de pneus duros; no Q2, de médios; o Q3 fica com os pneus macios, os mais velozes.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Cada recebeu 11 jogos de pneus no fim de semana em vez dos tradicionais 13. Destes, três são duros, quatro médios e quatro macios.
Assim como na Hungria, a gama de pneus selecionada pela Pirelli para Monza é a mais macia possível: pneus C3, C4 e C5. Desta maneira, a expectativa é que não haja dificuldade para aquecer os pneus duros. Bom destacar que os C3 podem servir de duros, médios ou macios, dependendo do tipo de pista.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Amanhã, o TL3 abre o dia às 7h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação define o grid de largada a partir das 11h. Já no domingo, a largada está marcada para as 10h.