Pirelli: Testes de desenvolvimento não beneficiaram Vettel

A Pirelli negou as teorias que sugerem que a boa forma de Vettel e da própria Ferrari em 2017 está diretamente relacionada com o extenso programa de testes da Scuderia com o fabricante de pneus em 2016.

Vettel rodou mais de 2000 quilómetros com um carro de 2015 preparado de forma a simular o comportamento do de 2017, enquanto a Mercedes fez pouco mais de 250, com Toto Wolff recentemente a admitir que isso possa ter sido um erro.

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Mas Paul Hembery, chefe da Pirelli, não acredita que os problemas que a Mercedes tem encontrado em 2017 estejam relacionados com a falta de rodagem no ano passado.

"Sim, o Sebastian testou muito", disse Hembery. "Foram testes intensivos que nos deram muitos dados, temos de lhe agradecer por isso. Era isso que queríamos, pilotos de topo que nos dessem bom feedback.

"Mas ele não sabia o que estava a testar. Pode ter ajudado psicologicamente, mas duvido muito que tenha ajudado na prática".

Ao que parece, o bom nível da Ferrari em 2017 pode ser explicado, em parte, pela habilidade da equipa em gerir os pneus. Hembery, no entanto, está convencido de que a Mercedes vai encontrar a solução para os problemas.

"O problema da Mercedes regista-se em várias pistas. Em Barcelona eles estiveram bem e em Silverstone e Spa também vão estar. É nos circuitos com menos aderência que eles têm tido alguns problemas, mas estou certo de que eles os vão resolver ao longo da temporada".

Se tivermos em conta o que aconteceu no Canadá, a Mercedes pode já ter encontrado a solução, visto que se mostrou confortável ao longo de todo o fim de semana em Montreal.