Piastri chega em 3º no Japão e vira 1º novato com pódio na F1 desde Stroll em 2017
Em terceiro no GP do Japão, Oscar Piastri se tornou o 11º piloto a conquistar um pódio na F1 2023 e o primeiro novato, desde 2017, a levar um troféu para casa na categoria máxima do esporte a motor
Oscar Piastri desencantou e finalmente foi ao pódio na F1 2023, com o terceiro lugar conquistado no GP do Japão deste domingo (24). O australiano ficou atrás apenas de Max Verstappen e do companheiro Lando Norris, quebrando uma escrita dos pilotos novatos na categoria, que não ficavam no top-3 de uma corrida desde Lance Stroll, em 2017.
O pódio de Stroll foi naquele caótico GP do Azerbaijão, vencido por Daniel Ricciardo e com Valtteri Bottas em segundo. Aliás, o piloto da Mercedes ultrapassou o canadense, então na Williams, na linha de chegada.
Piastri também se tornou o 11º piloto a conquistar um pódio na F1 2023, temporada que se torna estranhamente democrática neste sentido, por mais que esteja absolutamente controlada por Max Verstappen e pela Red Bull.

Aliás, também nesta estatística, Stroll aparece: é que o canadense, por enquanto, é o único piloto das seis principais forças do grid a não ter nenhum troféu em 2023, enquanto os demais de Red Bull, Mercedes, Ferrari, Aston Martin e Alpine, todos já chegaram no top-3 ao menos uma vez no campeonato atual.
Com o grande resultado em Suzuka, Piastri pegou o elevador e agora aparece em nono no Mundial de Pilotos, com 57 pontos anotados, 58 a menos que o companheiro, Norris.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 6 e 8 de outubro, para a disputa do GP do Catar, e o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!