Pérez escapa com 5s de punição por bater em Albon e mantém 8º lugar em Singapura

Sergio Pérez acertou em cheio Alexander Albon e acabou com as chances do tailandês de pontuar no GP de Singapura. O mexicano levou só 5s de punição e manteve o oitavo lugar

Em mais uma decisão controversa dos comissários no GP de Singapura, Sergio Pérez escapou com apenas 5s da pancada que deu em Alexander Albon na reta final da corrida deste domingo (17). O mexicano, assim, manteve a oitava colocação, enquanto o tailandês ficou fora da zona de pontos.

Pérez e Albon vinha na mesma estratégia, com pneus médios e mais novos que dos rivais que vinham na frente de ambos. Na briga pelo nono lugar, quando Albon perseguia Oscar Piastri e Liam Lawson, o piloto da Red Bull acertou em cheio o rival da Williams.

Relacionadas

Albon chegou a cair para a 14ª colocação depois do contato, mas ainda se recuperou até o 11º posto, mas sem anotar pontos. A distância final entre os dois pilotos era de 19s antes da punição recebida por Checo, que chegou 11s5 na frente de Lawson, o nono colocado.

Alexander Albon acabou sem pontos em Singapura (Foto: Williams)

Pérez ainda recebeu 1 pontinho na carteira pela colisão, chegando a 3 nos últimos 12 meses. Para suspensão, o piloto precisa receber 12 no espaço de 1 ano.

"Os comissários consideraram uma manobra tardia otimista do carro #11 [Pérez], com o piloto do #23 [Albon] não tendo nada a fazer. O piloto do #11 foi predominantemente culpado. Como notamos a presença de um carro lento na frente [Lawson], a punição fica apenas em 1 ponto na carteira", explicaram os comissários no documento da punição.

A decisão marcou mais uma controvérsia no fim de semana de Singapura, que teve Max Verstappen se livrando de três investigações diferentes na classificação do sábado.

Pérez, vice-líder, chegou aos 223 pontos na F1 2023, enquanto Albon acabou estacionando nos 21, na 13º colocação geral.

Fórmula 1 dá sequência à temporada 2023 já na semana que vem, entre os dias 22 e 24 de setembro, com o GP do Japão, em Suzuka.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!