Piastri atesta evolução de rivais e admite queda da McLaren: "Não é algo bom"

Oscar Piastri reconhece queda da McLaren e credita baixo desempenho até agora à evolução de Ferrari e Aston Martin na F1

Depois de apresentar uma reação impressionante na temporada da F1 2023 e terminar o Mundial de Construtores em quarto, a McLaren parece ainda buscar o melhor acerto do MCL60 neste ano e repetir a fórmula do último campeonato. E Oscar Piastri concorda com isso.

No entanto, o desempenho do australiano, até agora, foi abaixo do esperado. Ele acumula dois oitavos lugares (Bahrein e Japão) e duas corridas na quarta posição (Arábia Saudita e Austrália). Para o dono do carro #81, além de precisar encontrar o melhor ritmo, os rivais Ferrari e Aston Martin também evoluíram.

[relacionadas]

"O que ficou claro nas últimas corridas é que eles [circuitos de alta velocidade] não são mais um diferencial. Não é mais algo bom apenas para nós. Então, digamos que talvez a vantagem que tivemos em alguns dos circuitos de alta velocidade no ano passado não seja mais tão boa", disse ao site neerlandês RacingNews365.

Com 69 pontos conquistados nas quatro primeiras rodadas, a McLaren​ é a terceira colocada entre os construtores, mas está 51 pontos atrás da vice-líder Ferrari. Ainda assim, tem uma vantagem considerável para a Mercedes e a Aston Martin, com mais pontos do que as duas equipes juntas.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Oscar Piastri afirmou que a McLaren ainda precisa achar o melhor ritmo do MCL60 (Foto: McLaren)

​"Acho que a Ferrari certamente evoluiu seu desempenho de alta velocidade, assim como a Aston Martin. A Red Bull, obviamente, ainda é forte"​, analisou o australiano.

​Após o GP do Japão, Piastri, que cruzou a linha de chega em oitavo, reconheceu que não fez um bom fim de semana. “Não tínhamos o mesmo ritmo dos carros ao nosso redor, precisamos investigar o motivo, temos muito trabalho a fazer. Claramente ainda não estamos no nível da Ferrari. Também não andei bem”, disse.

Na temporada passada, inclusive, a McLaren terminou a prova de Suzuka com dobradinha no pódio: Lando Norris terminou a corrida em segundo, seguido do companheiro de equipe.

Quatro etapas após o começo da F1 2024, Max Verstappen lidera o Campeonato Mundial de Pilotos com 77 pontos, seguido pelo companheiro de equipe Sergio Pérez, com 64, e o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, com 59.

​A Fórmula 1 volta a acelerar entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.