Na Garagem: Alonso comanda GP da Hungria e vence pela primeira vez na Fórmula 1

Depois da primeira pole da carreira na Malásia, chegou, enfim, a primeira vitória na Fórmula 1. Fernando Alonso se aproveitou das difíceis ultrapassagens no Hungaroring para receber a bandeirada em primeiro lugar e se tornar até então o piloto mais jovem a triunfar na categoria com 22 anos e 26 dias

Com 42 anos, Fernando Alonso ainda faz parte do grid da Fórmula 1. Mas foi com 22 que o bicampeão mundial conquistou sua primeira vitória na categoria. Com o macacão azul e amarelo da Renault — que fazia sua segunda temporada desde o retorno à F1 —, o príncipe das Astúrias dominou a prova no Hungaroring para conquistar seu primeiro triunfo. O primeiro de outros 31 que viriam. E o qual daria início à trajetória bem-sucedida na maior categoria do automobilismo mundial.

O campeonato de 2003 era ainda dominado pela Ferrari, mas um pouco mais equilibrado. Williams e McLaren já tinham vencido, por exemplo. Antes do GP da Hungria, o time francês viu Alonso se tornar o mais jovem piloto da história a conquistar uma pole-position na Fórmula 1, no GP da Malásia — terminou a corrida em terceiro, depois de fazer um pit-stop a mais que seus rivais. Em Budapeste, conquistou a segunda posição de honra da carreira.

Relacionadas

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O brilho de Alonso na Hungria (Foto: Reprodução)

Atrás do espanhol, apareciam em sequência Ralf Schumacher, Mark Webber, Juan-Pablo Montoya, Rubens Barrichello, Jarno Trulli, Kimi Räikkönen e Michael Schumacher. Alonso disparou na largada, enquanto os pilotos logo atrás trocavam posições. Numa pista de difícil ultrapassagens, o asturiano foi aos boxes já na volta 13 de 70, com Webber no encalço.

Os demais competidores fizeram suas paradas também nas primeiras voltas, o que poderia ser uma preocupação para Fernando. Mas o ritmo da Renault era muito forte e, além disso, podia contar com uma ajuda extra: Webber segurando o restante do pelotão no início da prova com sua não tão forte Jaguar.

Quem vinha no ritmo dos carros à frente era Rubens Barrichello. Contudo, um acidente assustador impediu o brasileiro de buscar o pódio. Isso porque a suspensão traseira esquerda do carro simplesmente quebrou, fazendo a roda se soltar da Ferrari F2003GA. O carro de Rubinho, então, saiu com velocidade da pista e bateu com força na barreira de pneus. Felizmente, ele saiu bem do carro.

Acidente de Rubens Barrichello na Hungria (Foto: Getty Images)

O safety-car poderia aproximar as forças e ameaçar a vitória de Alonso, mas não chegou a ser acionado. Nada, portanto, impediu o jovem espanhol de sacramentar seu primeiro triunfo 16s à frente de Räikkönen, segundo colocado. Montoya, numa prova notável, recuperou-se para completar o pódio. E Michael Schumacher, que mais tarde conquistou seu sexto título mundial, finalizou em oitavo. Uma corrida apagada depois de tantas brilhantes.

A vitória não foi só uma estatística para o piloto de Oviedo. No dia 24 de agosto de 2003, Alonso se tornou até então o vencedor mais novo da F1 com 22 anos e 26 dias — recorde que foi batido por Sebastian Vettel e, mais tarde, Max Verstappen. Naquele ensolarado dia em Budapeste, também se tornou o primeiro espanhol a vencer na categoria.

20 anos se passaram, outros 31 triunfos aconteceram. Mas, hoje, com 42 anos, a vontade de Fernando Alonso subir mais uma vez ao lugar mais alto do pódio parece ser a mesma daquele jovem rapaz de 22.