Na Garagem: Senna supera largada desastrosa e conquista primeiro título na Fórmula 1

Em uma das performances mais icônicas de sua carreira, Ayrton Senna subiu do 14º para o primeiro lugar em 28 voltas no GP do Japão de 1988 e conquistou o seu primeiro título na Fórmula 1

Foi há exatos 35 anos que o mito Ayrton Senna começou a ser construído na história da Fórmula 1, e a vitória no GP do Japão naquele 30 de outubro de 1988 não poderia ter vindo de forma mais heroica: numa corrida de recuperação, ultrapassando adversários um a um até a bandeirada que veio coroar uma das temporadas mais impressionantes da McLaren em 57 anos de competição.

O cenário, aliás, também era impressionante. Até o recorde ser quebrado este ano pela Red Bull, a McLaren sustentava o maior domínio de uma equipe numa única temporada: das 16 corridas realizadas em 1988, 15 foram vencidas ou por Senna ou pelo seu rival mais emblemático, Alain Prost. O francês, aliás, já carregava o status de gênio do automobilismo graças aos dois títulos conquistados àquela altura, enquanto Senna ainda era uma estrela em ascensão, mas os dois passariam a dividir a mesma prateleira dos campeões em questão de tempo.

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A campeonato daquele ano foi decidido em Suzuka. Prost chegou com a vantagem de cinco pontos numa época em que a vitória valia nove e os cinco piores resultados eram descartados. Na prática, portanto, o placar era 84 a 79 após o GP da Espanha a favor do bicampeão. O terceiro colocado, Gerhard Berger, surgia com distantes 38 tentos. Seria a primeira batalha Senna × Prost na história.

A conta era simples, e o sistema de descarte de pontos, de certa forma, jogava a favor do brasileiro: bastaria uma vitória em qualquer uma das últimas duas corridas para Senna confirmar a conquista inédita, independente dos resultados de Prost. E Ayrton saiu em vantagem ao cravar a pole-position, 0s324 mais rápido que o companheiro de equipe.

O brasileiro Ayrton Senna venceu a batalha com Prost, em 1988, e saiu com o título pela primeira vez (Foto: Reprodução)

Veio, então, a corrida, e quis o destino que Senna tivesse problemas na largada, despencando para o 14º lugar ainda na curva 1 do mítico traçado japonês. Um desastre anunciado, claro, mas que se transformou em apenas um detalhe nas mãos do brasileiro ao volante de um dos melhores carros da história da F1, o MP4/4.

Ainda na primeira volta, Senna recuperou seis posições, pulando para oitavo. A Prost, cabia tentar aproveitar ao máximo a chance para abrir vantagem, pois não demoraria para o colega de time se colocar na briga pela vitória. E volta a volta, pois, os pilotos iam ficando para trás, até que Ayrton chegou em Prost na volta 20, após abandono de Ivan Capelli, então segundo colocado.

A partir dali, o embate começou para valer. Prost tinha problemas de câmbio e ainda precisava contornar o asfalto úmido, especialidade de Ayrton. A ultrapassagem definitiva do brasileiro veio na volta 28, quando Prost, ao tentar superar o retardatário Andrea de Cesaris, deixou o espaço suficiente que Senna precisava para efetuar a manobra na reta principal.

Senna só precisou administrar a vantagem, que crescia constantemente. A chuva caiu com um pouco mais de força no fim, mas a vitória já estava assegurada: no Japão, Senna chegou à oitava vitória na temporada, cruzando a linha de chegada 11s à frente de Prost.

Foi o primeiro dos três títulos de Senna na Fórmula 1, que seriam todos conquistados no Japão. 1988 terminou com uma briga ferrenha do brasileiro com Prost, mas dentro dos limiares do jogo limpo. Ainda não dava para saber, mas seria a última vez que os dois decidiriam título assim: em 1989 e 1990, as duas lendas da F1 ganharam um caneco cada após causar batidas um com o outro em Suzuka.

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