Mudanças nas asas traseiras, sidepods e freios: alterações das equipes para GP da Espanha

Red Bull, Ferrari, Aston Martin, RB, Sauber e Haas fizeram alterações para a prova espanhola, que acontece neste fim de semana

Fórmula 1 chega a Barcelona neste fim de semana para o GP da Espanha, décima etapa da temporada, com muitas novidades naquela que promete ser a corrida que organizará a ordem de forças da categoria. E, das dez equipes do grid, Alpine, Mercedes, McLaren e Williams não terão atualizações em seus carros. As demais trarão modificações que se concentram, sobretudo, nas asas traseiras, sidepods e freios.

A primeira delas é a Red Bull, que chega para a prova espanhola com um novo sidepod, capaz de explorar com mais eficiência a pressão de entrada de ar para atingir um melhor nível de resfriamento, sobretudo por conta do calor europeu. A equipe também precisou fazer alterações no assoalho da RB20 para acomodar o novo equipamento.

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A Ferrari foi a equipe que mais mexeu no carro para a corrida do fim de semana. A principal mudança na SF-24 foi feita na asa traseira, com a introdução de um mecanismo que permite mais mobilidade e oferece mais downforce em pistas de alta velocidade. O time de Maranello também traz modificações no assoalho, difusor e até na geometria do halo para buscar maior eficiência aerodinâmica.

A Aston Martin, por seu vez, fez uma alteração mais específica na suspensão dianteira. A equipe de Silverstone quer melhorar a carga local e melhorar o fluxo entre as carenagens da suspensão. Uma outra alteração, buscando o equilíbrio do carro, também foi documentada na suspensão traseira.

Carros da Ferrari foram os que mais mudaram para o GP da Espanha (Foto: Ferrari)

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A RB também preparou um pacote grande de mudanças nos carros de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo. A equipe italiana reduziu o tamanho do duto de freio para a prova espanhola, além de aumentar as entradas de ar nas laterais dos carros, melhorar o assoalho e alterar a carga na asa traseira para aperfeiçoar o nível de arrasto.

A Sauber concentrou seus esforços em aperfeiçoar as asas traseiras, incluindo uma nova versão do flap, que traz melhorias aerodinâmicas para o carro. Além disso, a equipe redesenhou os dutos de freio dianteiros para melhorar o resfriamento.

Por fim, a Haas fez apenas uma alteração na estrutura de impacto da asa traseira para melhorar a carga local.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. O fim de semana abre com o TL1 na sexta-feira (21), às 8h30 (de Brasília, GMT-3). Depois, o TL2 acontece a partir do meio-dia. No sábado, o TL3 será às 7h30, ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.