Monolugares de 2017 podem ser os mais rápidos de sempre

Os monolugares de 2017 podem tornar-se os mais rápidos de sempre, com a Pirelli a prever tempos recorde na segunda semana de testes de pré-temporada em Barcelona.

Kimi Raikkonen estabeleceu hoje a volta mais rápida deste teste de pré-temporada, ao rodar em 1:20.960, um tempo que ainda não chega para bater os últimos anos da era dos motores V8.

[relacionadas]

Mas de acordo com a Pirelli, o melhor ainda está por vir. O fabricante italiano de pneus afirma que ainda é possível retirar cerca de dois segundos aos tempos que Raikkonen e Hamilton realizaram hoje.

Quando questionado relativamente aos tempos por volta no final das duas semanas de testes, Mario Isola, diretor desportivo da Pirelli, referiu: "Na minha opinião, é possível chegar ao segundo 18."

A pole position mais rápida na configuração atual do circuito pertence ao Red Bull de Mark Webber , com um tempo de 1:19.995.

Mas em 2009, o Brawn de Rubens Barrichello completou uma volta em 1:19.954 na segunda fase da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Espanha. Ainda assim, não foi essa a volta mais rápida de sempre, já que Fernando Alonso rodou em 1:18.483 num teste com a Renault em 2008.

Tendo em conta as previsões da Pirelli, o tempo de Webber será certamente batido, mas é preciso aguardar para descobrir se os novos carros poderão desafiar o impressionante registo de Alonso.

A Pirelli acrescentou que as indicações iniciais dos testes confirmaram as expectativas de menor degradação e melhores propriedades térmicas nos pneus, o que ajudará os pilotos a atacar mais durante as corridas.