Momentos mais marcantes do GP de São Paulo: o famoso Autódromo de Interlagos

Quando lembramos dos maiores momentos de Interlagos, com certeza vem à mente alguns desses momentos inesperados

Sem dúvida que Ayrton Senna, Felipe Massa, Sebastian Vettel, Max Verstappen, Lewis Hamilton, Kevin Magnussen e George Russell experimentaram a magia de Interlagos, vivendo todos eles momentos de glória do GP de São Paulo. Assim, quando o GP de São Paulo 2023 ainda está bem fresco em nossas memórias, relembre os melhores momentos da F1 em território brasileiro. Ele que, por suas histórias e momentos decisivos, já é um dos favoritos da temporada para grande parte dos atuais pilotos. 

Isso não esquecendo que esse GP de São Paulo vem como consequência da vitória de virada e já histórica do Palmeiras contra o líder Botafogo. Contrariando todas as probabilidades, como presentes no site especializado Aposta10, a realidade é que, desse jeito, o maior time de SP entra de novo pelo título do Brasileirão Série A. Contudo, será que também iremos ter viradas e enormes surpresas nesse final de temporada da F1? Quando lembramos dos maiores momentos de Interlagos, com certeza vem à mente alguns desses momentos inesperados

Em 1991, temos Ayrton Senna

[relacionadas]

Dizer que Senna era especial seria um eufemismo - um herói dentro e fora das pistas, campeão de três campeonatos mundiais de pilotos, mas que também quis marcar sua história “em sua casa”. Até porque, mesmo sendo um constante favorito da casa, até Senna lutou para domar a fera que é Interlagos, onde tudo pode acontecer, e geralmente acontece.

Assim, em 1991, Senna estava em sua oitava temporada, buscando a primeira vitória em casa, apesar de já ser bicampeão de F1. Ele se classificou na pole position e parecia que finalmente faria isso da maneira mais fácil ao conseguir a liderança. Mas Senna – como você sente com Lewis Hamilton nesta era da F1 – nunca fez as coisas da maneira mais fácil.

Ao ponto de que, a meio do GP, a caixa de câmbio de sua McLaren travou e Senna ficou preso na sexta marcha, levando o brasileiro a um novo nível de dificuldade em uma era sem direção hidráulica, o que aumenta enormemente o esforço na parte superior do corpo do piloto. De tal modo que, em 2023, normalmente um piloto teria aposentado o carro. Mas Senna não é comum - embora quisesse parar, seu desejo de vencer a corrida e levantar a bandeira para seu povo deu a força interior necessária de herói para o transportar até à bandeira quadriculada. Quando venceu nesse ano, o alívio e a emoção inundaram o rádio na forma de gritos, soluços audíveis e as palavras: “não consigo acreditar”.

2008: Massa perde para Lewis no último suspiro

Nessa temporada histórica, as esperanças de sucesso do Brasil pelo título retornaram quando Felipe Massa chegou ao final de 2008, precisando somente vencer a corrida contra seu rival Lewis Hamilton. Ora, a torcida local acreditou, especialmente por terem visto o outro piloto da Ferrari, Kimi Raikkonen, vencer o rival pelo título, Hamilton, um ano antes.

Portanto, nesse dia, Massa fez tudo o que precisava, vencendo o Grande Prêmio em seu desempenho talvez mais dominante, para a alegria de todos os presentes. Porém, existem fatores que nos fogem do controle.  O Autódromo de Interlagos possui microclima, permitindo a chegada de chuvas inesperadas. Nesse dia de 2008, uma chuva torrencial caiu faltando apenas algumas voltas para o fim. O jovem Sebastian Vettel ultrapassou Hamilton para o quinto lugar, colocando Massa no caminho para ser campeão.

No entanto, outro jovem alemão chamado Timo Glock optou por continuar com pneus secos na pista molhada enquanto outros pararam nas boxes - um risco que quase valeu a pena. Em um final frenético, igualado apenas por Abu Dhabi 2021, na última curva da última volta da corrida final, Hamilton assumiu a posição que precisava para se sagrar campeão. Massa, Ferrari e a torcida brasileira pensaram que tinham vencido, mas se enganaram. Essas imagens ficaram para sempre no imaginário da torcida, ainda que em forma de pesadelo.

Outros episódios marcantes da F1 em Interlagos 

Como o GP do Brasil costuma rolar já bem perto do final da temporada, fique com outros episódios que tornam Interlagos um GP tão popular:

  • 2012: Vettel iguala Senna - da maneira mais difícil
  • 2016: de Senna para o jovem Max Verstappen
  • 2021: vilão se torna herói, com Hamilton segurando a bandeira brasileira