Schumacher se une a campeões e assina capacete de Stewart para leilão de caridade

Com a ajuda da esposa, Corinna, Michael Schumacher foi um dos campeões de Fórmula 1 que assinaram o capacete de Jackie Stewart para um leilão beneficente para ajudar pessoas com demência

Uma foto singela, porém muito significativa ganhou o noticiário internacional neste domingo (13). Michael Schumacher foi um dos campeões de Fórmula 1 que assinaram o capacete de Jackie Stewart, que será leiloado para arrecadar fundos para pessoas com demência.

O heptacampeão, que vive isolado da vida pública desde o grave acidente de esqui sofrido em dezembro de 2013, recebeu a ajuda da esposa para assinar o item. Em traços muito mais simples do que o habitual, Corinna guiou a mão de Michael para deixar as iniciais MS, contou o tricampeão.

[relacionadas]

Stewart explicou que "era muito importante para Corinna que Michael assinasse, como os demais campeões vivos fizeram". Esta é, portanto, a primeira ação pública de Schumacher, que convive desde então com as sequelas do acidente.

Recentemente, o jornalista alemão Felix Gorner, do grupo de mídia RTL, forneceu atualização sobre as condições de Schumacher. Segundo o profissional, ele não consegue se comunicar e depende de cuidadoras.

A esposa Corinna Schumacher (Foto: Reprodução)

Michael, que se tornou avô este ano, não aparece em público desde 29 de dezembro de 2013. Na ocasião, sofreu um grave acidente de esqui quando descia uma montanha abaixo da estação Méribel, nos alpes franceses. Ao cruzar uma área externa sem muita segurança a mais de 100 km/h, caiu e bateu a cabeça com violência contra uma pedra. O capacete, crucial para evitar uma morte instantânea, foi partido ao meio, deixando uma cena cheia de sangue.

Removido do local de helicóptero, foi inicialmente levado a um hospital na cidade de Moûtiers. Depois, foi transferido para o centro de traumatologia de Grenoble, especializado em acidentes de esqui. Com hemorragia cerebral, entrou em coma, e viu o estado de saúde se deteriorar rapidamente. 

Após a primeira cirurgia, apresentou uma ligeira melhora, o que permitiu um segundo procedimento, removendo um hematoma e buscando aliviar a pressão intracraniana do piloto, que passou o aniversário de 45 anos na UTI. Em junho de 2014, o ex-piloto foi removido do coma e seguiu a recuperação com a transferência de hospital, deixando Grenoble e sendo internado em Vaud, na Suíça.

Yilmaz Tozturkan, seu filho, Daniel Lins, e Markus Fritsche, ex-segurança na residência do clã do heptacampeão mundial, tiveram suas penas definidas. O tribunal decidiu por três anos de prisão para Tozturkan, enquanto Lins pegou uma condenação de seis meses de prisão com pena suspensa — quando o juiz permite que a punição seja cumprida em liberdade condicional. Fritsche pegou dois anos de prisão, mas também com pena suspensa.

Capacete com as iniciais MS, de Michael Schumacher (Foto: Reprodução)

Durante sua passagem como segurança da família Schumacher, Fristche se apossou de cerca de 1.500 fotos, 200 vídeos, dados e prontuários médicos do heptacampeão, que foram extraídos até 2021, quando foi demitido.

Fórmula 1 realiza o GP do Bahrein, em Sakhir, entre os dias 11 e 13 de abril, quarta etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. No domingo (13), os pilotos disputam o GP do Bahrein ao meio-dia (de Brasília, GMT-3). O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2