Mercedes e McLaren repudiam xenofobia de Marko a Pérez: "Não tem lugar na F1"

Toto Wolff e Zak Brown criticaram as falas preconceituosas de Marko sobre Checo Pérez e disseram que isso não deveria ter sido normalizado nem no passado, quanto mais no presente e no futuro

Os comentários xenofóbicos de Helmut Marko sobre a mentalidade "sul-americana" de Sergio Pérez ainda repercutem bastante no paddock da Fórmula 1. Outros chefes de equipe se manifestaram sobre os comentários preconceituosos do austríaco sobre o mexicano.

Zak Brown, da McLaren, afirmou que faltou respeito entre as partes. "Temos de ter cuidado com o que se diz a alguém. Entendo por que as pessoas ficaram ofendidas com ele. Não se pode fazer comentários que possam ser vistos de forma inadequada", analisou.

[relacionadas]

Enquanto Toto Wolff, da Mercedes, reforçou que as ações de Marko não deveriam ser normalizadas nem no passado, nem no futuro. "Não é nada engraçado, isso não tem lugar na F1. Todos sabemos que precisamos de mais diversidade, inclusão, com as equipes dando o seu melhor para criar um ambiente favorável", completou.

Toto Wolff afirmou que falas de Marko não tem lugar na F1 (Foto: Mercedes)

A palavra da Red Bull

Christian Horner também foi questionado sobre o tema pela Sky Sports antes do início das atividades em Singapura. De acordo com o britânico, Helmut rapidamente percebeu que sua fala sobre o mexicano estava errada e logo pediu desculpas publicamente a ele.

"A gente sempre está aprendendo na vida, mesmo aos 80 anos de idade e, acho que, inevitavelmente aprendemos lições. Checo tem sua parcela de importância na equipe, é muito popular no mundo todo e levamos isso muito a´sério, com muita responsabilidade", falou.

Sobre a Red Bull não ter emitido uma nota de repúdio às falas de Marko, Horner justificou o motivo. "Ele não é funcionário da Red Bull Racing, faz parte do grupo mais amplo da equipe, que emitiu o pedido de desculpas por outros meios. Tecnicamente, Helmut é um consultor de um grupo mais amplo, mas já conversamos sobre isso e ele se arrependeu", completou.

F1 2023, GP DA AUSTRÁLIA, MELBOURNE, QUINTA-FEIRA, ZAK BROWN, McLAREN,
Zak Brown apontou que comentários como o de Marko são inadequados (Foto: AFP)

Relembre o caso

Helmut Marko disparou palavras xenofóbicas contra Sergio Pérez, na tentativa de explicar um desempenho abaixo do que é esperado pela Red Bull na Fórmula 1 2023. Em entrevista à Servus TV, na Áustria, o consultor afirmou que o mexicano não consegue ir bem em voltas lançadas porque sua origem “sul-americana” não lhe permite se concentrar para tirar o máximo proveito do carro. Ele só esqueceu, no entanto, que o México fica na América do Norte.

Sergio Pérez optou por minimizar a declaração xenofóbica de Helmut Marko. O mexicano revelou o pedido de desculpas do consultor da Red Bull pelos comentários e ele entendeu que passou dos limites com o comentário. “Gostaria de me desculpar pelas minhas declarações ofensivas e deixar absolutamente claro que não acredito que seja possível generelizar as pessoas por serem de qualquer país, raça ou etnia”, falou em comunicado à imprensa.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Singapura, em Marina Bay, 15ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Os horários da sexta-feira se repetem no sábado, com TL3 às 6h30 (de Brasília, GMT-3) e classificação marcada para as 10h. Por fim, no domingo, a largada acontece às 9h.