Mercedes comemora carro "bem consistente" e mira briga pelo pódio no Bahrein

Diretor de engenharia da Mercedes, Andrew Shovlin analisou o desempenho de cada um dos pilotos e comemorou o bom comportamento do carro durante os primeiros treinos no circuito de Sakhir

Diretor de engenharia da Mercedes, Andrew Shovlin fez uma rápida retrospectiva do primeiro dia de atividades da Fórmula 1 no GP do Bahrein, quarta etapa da temporada 2025. Ao destacar o forte ritmo da McLaren com Lando Norris e Oscar Piastri, o dirigente deixou claro que a briga das Flechas de Prata no fim de semana será realmente pelo último lugar no pódio.

No TL1, a equipe viu Frederik Vesti — que assumiu o carro de George Russell — terminar na 18ª posição, enquanto Andrea Kimi Antonelli sofreu com um vazamento de água no W16 e só conseguiu completar três voltas no circuito de Sakhir. Algumas horas depois, o titular do #63 reassumiu o bólido prateado e terminou o TL2 em terceiro lugar, atrás somente da dupla papaia, ao mesmo tempo em que o jovem italiano foi capaz de se recuperar e encerrou o dia na quinta colocação.

[relacionadas]

"Tivemos o Fred no carro durante o TL1 e ele fez um ótimo trabalho. O programa foi planejado mais para aprendizado do que para buscar tempos de destaque, mas, corrigindo pela composição dos pneus médios e pela carga de combustível, os tempos foram impressionantes, considerando que foi a primeira vez dele no W16", disse Shovlin.

"Infelizmente, perdemos o carro do Kimi no início da sessão por causa de um vazamento de água. Conseguimos identificar rapidamente o problema e resolvê-lo para o TL2, embora tenha sido uma pena perder aquele tempo de pista", lamentou Shovlin, que ainda explicou como a mudança nas condições da pista favoreceram a Mercedes nos treinos.

George Russell colocou a Mercedes no terceiro lugar do TL2 no Bahrein (Foto: Mercedes)

▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida da F1 no Bahrein em segunda tela
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"As condições mais frias da sessão noturna aumentaram a aderência, e o carro estava mais equilibrado. Conseguimos seguir um bom programa com os dois pilotos, optando por usar dois jogos de pneus macios nas condições mais relevantes para a classificação. Ainda há bastante trabalho pela frente", destacou.

"A pista está muito mais quente do que nos testes [de pré-temporada], então manter os pneus na janela ideal é mais difícil, tanto em voltas rápidas quanto em ritmo de corrida, mas é uma boa base para começarmos. O carro está bem consistente na maneira de se comportar ao longo da volta, pelo menos", celebrou Shovlin, que fez uma rápida análise da briga no grid antes de finalizar.

"Como temos visto nas últimas corridas, todos estão muito próximos. A McLaren parece forte aqui, mas já esperávamos isso desde os testes. Esperamos conseguir nos colocar na briga pelo pódio", concluiu.

Fórmula 1 realiza o GP do Bahrein, em Sakhir, entre os dias 11 e 13 de abril, quarta etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. No sábado (12), o TL3 acontece às 9h30, ao passo que a classificação será às 13h. Por fim, no domingo (13), os pilotos disputam o GP do Bahrein ao meio-dia. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.