McLaren vê "ritmo promissor" e celebra 2º lugar de Norris no grid dos EUA: "Felizes"

Chefe da McLaren, Andrea Stella saiu satisfeito com o resultado de Lando Norris na classificação do GP dos EUA e demonstrou confiança no ritmo do carro inglês para a corrida

A McLaren passou boa parte do tempo andando num ritmo abaixo do esperado na classificação do GP dos EUA, realizada nesta sexta-feira (20), mas conseguiu extrair o ritmo necessário na parte final da atividade — ao menos com um de seus carros. Ainda que Oscar Piastri não tenha conseguido passar da décima colocação, Lando Norris se colocou em segundo e arrancou elogios do chefe Andrea Stella.

"No geral, estamos felizes com o potencial do carro em uma pista que esperávamos que fosse menos adaptável que as últimas etapas", afirmou. "Lando [Norris] garantiu a primeira fila e fez um grande trabalho. Sofreu um pouco para repetir o ritmo do Q1, mas tudo voltou quando importava, no Q3", elogiou.

[relacionadas]

"Pelo lado do Oscar [Piastri], o tempo de volta no Q3 fugiu devido a uma patinada na saída da curva 11, o que superaqueceu os pneus e comprometeu completamente o resto da volta", lamentou.

Segundo Stella, o Circuito das Américas apresentou condições complicadas devido ao clima quente e o desgaste dos pneus. Além disso, os pilotos mais uma vez precisaram se preocupar com os limites de pista, que causaram até a exclusão da volta de Max Verstappen no Q3 — que lhe daria a pole.

Lando Norris garantiu o segundo lugar no grid do GP dos EUA, atrás de Charles Leclerc (Foto: McLaren)

"Como sempre acontece aqui em Austin, tivemos condições complicadas hoje", disse Stella. "A pista estava quente, e os pneus macios são bons apenas para uma volta. Então, os pilotos precisavam fazer com que suas voltas rápidas contassem", explicou.

"Adicione a isso o desafio envolvido em evitar os limites de pista e o resultado é uma sessão muito complicada", admitiu.

Apesar dos problemas, Stella segue confiante no ritmo do carro e crê que tanto Norris quanto Piastri podem alcançar um bom resultado na prova principal, prevista para domingo.

"Estamos em posição de marcar bons pontos no domingo, nosso objetivo para este fim de semana. Também temos todo o sábado de sprint à frente e um carro com ritmo promissor. Vamos levar os aprendizados de hoje e tentar carregar essa boa fase para amanhã", finalizou.

Oscar Piastri finalizou a classificação de Austin na décima colocação (Foto: AFP)

Charles Leclerc larga em primeiro, seguido por Norris e Lewis Hamilton, que fecham o top-3 no grid. Carlos Sainz sai em quarto, George Russell em quinto, e Verstappen — já tricampeão mundial — inicia a disputa em sexto.

Por fim, Pierre GaslyEsteban OconSergio Pérez e Piastri completam o grupo dos dez primeiros colocados do grid de domingo.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. No sábado, a classificação sprint acontece às 14h30 (de Brasília, GMT-3), com a largada da prova curta às 19h.

Já no domingo, a corrida oficial larga às 16h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação, corrida curta e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!