McLaren revela conversa com Norris e pede segurança em duelos com Verstappen
Andrea Stella, chefe da equipe papaia, revelou conversa que teve com Lando Norris a respeito de batalhas com Max Verstappen e destacou que é importante ultrapassar “de forma segura”
Pelo segundo fim de semana consecutivo, a Fórmula 1 presenciou um embate entre Lando Norris e Max Verstappen. Se no GP dos Estados Unidos o britânico levou a pior e tomou uma punição que lhe custou um pódio, desta vez, no México, foi o neerlandês quem foi punido e se complicou. Andrea Stella, chefe da McLaren, destacou que tem conversado com o piloto do #4 a respeito destes duelos e destacou a importância de fazer “ultrapassagens seguras”.
Stella afirmou que é de suma importância fazer as ultrapassagens para cima de Verstappen, porque a McLaren “está perdendo tempo” com o neerlandês quando poderia estar “competindo com a Ferrari” mais à frente. No entanto, o italiano reforçou a Norris que as ultrapassagens têm de ser limpas.
O dirigente da equipe inglesa lembrou que a McLaren está viva na disputa de ambos os Mundiais, inclusive liderando a tabela dos construtores, e não pode se dar ao luxo de “não terminar as corridas”
"A mensagem que passamos para Lando foi: 'Temos ritmo. Se conseguirmos ultrapassá-lo, vamos fazer isso'. Porque entendemos que poderíamos competir com a Ferrari e estávamos perdendo tempo atrás do Max. Não precisávamos dizer. Lando sabe muito bem que esse tipo de ultrapassagem precisa acontecer de forma segura, pois estamos competindo em ambas as frentes", destacou.
"Mesmo quando se envolve nesse tipo de batalha, precisa pensar em ambas as coisas. Precisamos terminar as corridas, mas isso estava claro. Conversamos extensivamente sobre isso antes da corrida com os pilotos, então não precisávamos repetir para o Lando", continuou.
Além disso, Stella valorizou a atuação dos comissários nas punições aplicadas a Verstappen no GP da Cidade do México. Ao todo, o atual tricampeão recebeu 20s de sanção, sendo 10s por forçar Norris para fora da pista e mais 10s por sair do traçado e obter uma vantagem.
"Nesse sentido, acho que este foi um dia positivo, porque provou que é bom ser duro, mas isso não pode ser resolvido na pista apenas pelos dois pilotos. É preciso de uma terceira parte, da autoridade. Portanto, estamos felizes com a forma como Lando tem corrido até agora", concluiu.
No Mundial de Construtores, a McLaren é líder, com 566 pontos, seguida por Ferrari, com 537, e Red Bull, com 512. Já entre os pilotos, Verstappen ainda lidera, com 362 tentos, com Norris (315) em segundo e Charles Leclerc (291) em terceiro.
Agora, a Fórmula 1 desembarca no Brasil no próximo fim de semana, entre os dias 1º e 3 de novembro, para o GP de São Paulo, em Interlagos.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Opinião GP: Verstappen extrapola sob pressão. Mas é preciso reconhecer quando perde