McLaren explica ordem de equipe para manter pódio duplo no Catar
Depois de segurar os ânimos de Oscar Piastri e Lando Norris, Andrea Stella comemorou o segundo pódio duplo consecutivo da McLaren na temporada 2023 da F1
Pela segunda corrida consecutiva, a McLaren fez um pódio duplo com o segundo lugar de Oscar Piastri e o terceiro de Lando Norris no GP do Catar. Mas nem tudo foi tranquilo. Para preservar as posições dos dois carros papaia neste domingo (8), o chefe de equipe, Andrea Stella, explicou o motivo por ter controlado os ânimos dos pilotos e ordenado que Piastri e Norris mantivessem as colocações nas voltas finais da corrida.
"Apenas dissemos aos pilotos para manterem suas posições e levar os dois carros para casa, ficar longe das zebras, respeitar os limites de pista, manter as coisas simples e consolidar o pódio", contou Stella, em entrevista à emissora inglesa Sky Sports.
Após a ordem via rádio, Norris chegou a questionar a determinação da equipe. "Por quê? Sou mais rápido?" Porém, de prontidão, o engenheiro respondeu: "Não interessa."
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Mesmo com o breve questionamento do piloto do carro #4, a McLaren colocou os dois carros no pódio, assim como aconteceu no GP do Japão. A diferença de um resultado para o outro foi a inversão de posições, com Norris em segundo e Piastri em terceiro em Suzuka.
Embora com chegada semelhante, o italiano afirmou que o resultado em Lusail foi ainda melhor do que o conquistado na terra do sol nascente devido às punições por ultrapassagem dos limites de pistas no Q3 que empurraram o australiano para o sexto e o britânico para o décimo lugar no grid de largada em Lusail.
"Foi ainda melhor do que Suzuka porque viemos de uma posição de largada difícil", afirmou. "A todos na equipe que tornaram isso possível e proporcionaram à McLaren um carro tão bom, parabéns", enalteceu Stella.
Com os 37 pontos conquistados no final de semana do GP do Catar, a McLaren chegou aos 219 tentos e ficou apenas 11 atrás da Aston Martin, quarta colocada no Mundial de Construtores.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 20 e 22 de outubro, em Austin, com o GP dos Estados Unidos, o primeiro da última perna tripla da temporada. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.