McLaren defende Piastri e diz que Antonelli "poderia ter evitado" incidente em São Paulo
Após analisar o incidente com mais calma, Andrea Stella, chefe da McLaren, falou em "punição severa" a Oscar Piastri e disse que Andrea Kimi Antonelli também deveria ter sido responsabilizado
Depois de minimizar o incidente envolvendo Oscar Piastri no GP de São Paulo do último domingo (9), Andrea Stella voltou atrás e disse que Andrea Kimi Antonelli também teve uma parcela de culpa no lance. O chefe da McLaren até reiterou o respeito que nutre pelos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), mas deixou claro que a punição ao australiano foi uma "decisão severa".
Na sexta volta da etapa em Interlagos, no momento da relargada após o safety-car causado pela batida de Gabriel Bortoleto, o #81 do time papaia se colocou lado a lado com o rival da Mercedes e com Charles Leclerc na curva 1. Após um toque inicial entre os dois primeiros, o monegasco da Ferrari foi quem levou a pior e precisou abandonar a disputa, já que sofreu muitos danos no pneu dianteiro esquerdo.
Como resultado, a direção de prova decidiu punir Piastri com 10s e dois pontos na superlicença. Em um primeiro momento, Stella afirmou que simplesmente aceitava a decisão por parte dos comissários, mas mudou de ideia ao analisar o incidente com mais calma momentos depois.
"Eu diria que foi definitivamente uma decisão severa. É verdade que vimos uma pequena travada, mas, ao mesmo tempo, ele conseguiu manter a trajetória — e isso é o que realmente importa", começou o chefe da McLaren em entrevista ao site Motorsportweek.
▶️ F1: faltam quantas corridas? Veja o calendário da F1
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"Acho que a responsabilidade deveria ser compartilhada com Kimi, porque Kimi meio que sabia que Oscar estava por dentro, e a colisão provavelmente poderia ter sido evitada", apontou. "Talvez Kimi também estivesse preocupado com Leclerc por fora. Uma situação difícil, obviamente, mas acho que, no geral, a punição foi dura demais para Oscar ser considerado totalmente culpado por esse incidente", destacou.
“Agora está feito, então reitero o respeito que temos pelos comissários. Aceitamos a decisão e seguimos em frente", encerrou Stella.
Após a passagem pelo Brasil, a Fórmula 1 só retorna no fim do mês, para mais uma edição do GP de Las Vegas. A antepenúltima etapa da temporada 2025 acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO. Depois, restarão apenas as passagens por Catar e Abu Dhabi.