Verstappen vence no Japão e leva Red Bull ao hexa. Norris e Piastri vão ao pódio
Max Verstappen passeou em Suzuka e chegou à sua 13ª vitória na temporada 2023 da Fórmula 1. De quebra, a Red Bull ainda saiu do GP do Japão com o sexto título no Mundial de Construtores consolidado
Agora sim, já é possível afirmar sem medo que Singapura foi apenas um devaneio na temporada 2023 da Fórmula 1. Sem surpresas, Max Verstappen passeou no circuito de Suzuka e venceu o GP do Japão deste domingo (24) com a facilidade que tem sido marca no Mundial.
Foi a 13ª vitória em 16 corridas realizadas, e Max ainda levou o ponto da volta mais rápida. Sergio Pérez acabou abandonando, mas os pontos do mexicano nem fizeram falta: com os 26 assinalados por Verstappen, a Red Bull consolidou o seu sexto título no Mundial de Construtores — na verdade, ela só precisava de um tento para isso acontecer em Suzuka.
Lando Norris e Oscar Piastri completaram o pódio, com Charles Leclerc chegando em quarto. A corrida ainda teve momentos interessantes, passeio de Verstappen à parte. Destaque para duas disputas roda a toda entre os carros da Mercedes, com George Russell chegando a perguntar pelo rádio contra quem era a briga da equipe alemã, afinal. No fim, Lewis Hamilton ganhou o duelo contra o #63 e foi o quinto colocado.
Russell ainda perdeu posição para Carlos Sainz nas voltas finais, cruzando a linha de chegada em sétimo. Fernando Alonso ficou em oitavo, à frente do duo da Alpine, Pierre Gasly e Esteban Ocon, fechando o top-10.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 6 e 8 de outubro, para a disputa do GP do Catar, e o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.
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Confira como foi o GP do Japão da Fórmula 1 2023:
Como já era esperado, os pilotos encontraram pela frente um asfalto escaldante no abrasivo circuito de Suzuka: 44°C a temperatura da pista, com os termômetros em 27°C de temperatura ambiente e 41% de umidade relativa. Chuva, só mesmo a garoa fina que caiu ainda na sexta-feira: o sol resolveu aparecer com ainda mais força, fazendo com que ventiladores portáteis fossem o item mais importante presente no meio da torcida.
Preocupação pertinente para a corrida japonesa, os pneus escolhidos pela maioria do grid para o primeiro stint foram os médios, enquanto Yuki Tsunoda, Liam Lawson, Alonso, Guanyu Zhou, Nico Hülkenberg, Lance Stroll e Valtteri Bottas apostaram nos macios — vale lembrar que a Pirelli levou para o Japão a sua gama mais dura, C1, C2 e C3, mas o alto desgaste era um temor.
Quando as luzes vermelhas se apagaram, Verstappen, na pole-position, decidiu não correr nenhum risco na primeira curva e atacou Piastri, segundo colocado, sem dó, espalhando o máximo possível para a direita. Quem se deu bem com isso foi Norris, que manteve a linha ganhou o posto do companheiro de equipe.
Ótima largada também para Alonso, que ganhou quatro posições muito em função do enrosco entre Lewis Hamilton e Sergio Pérez, com o #44 pegando parte da brita e o #11 da Red Bull precisando trocar o bico do carro na sequência.
Enquanto isso, no pelotão intermediário, uma confusão só, com Bottas ficando sem espaço e acertando Alex Albon em cheio. Zhou também pegou destroços pelo meio do caminho e precisou ir para os boxes, assim como Esteban Ocon — que foi quem começou a bagunça. Valtteri, por sua vez, foi aos pits para reparar a frente do carro, mas a parada da Alfa Romeo foi uma total trapalhada, com direito a pneu esquecido e mecânicos completamente perdidos.
O incidente deixou detritos pela pista e causou a entrada do safety-car, que ficou até a abertura do giro 5. Russell, então, aproveitou uma pequena brecha e não tomou conhecimento de Hamilton à sua frente, jogando duro na última chicane e ganhando o posto. Só que o heptacampeão não deixou por menos: na reta de chegada, emparelhou com o #63 pela linha de fora, deu um chega-pra-lá e recuperou o posto na freada da curva 1, numa bela manobra.
Pouco mais atrás, a transmissão mostrou Bottas rodando na brita. "Que porra é essa?!", vociferou o finlandês pelo rádio, mas a imagem recuperada justificou a irritação: simplesmente Logan Sargeant, que estava à frente do #77, perdeu totalmente o ponto de freada e foi fazer a curva quando Valtteri já estava por lá. O carro da Alfa Romeo chegou a ser catapultado e teve de deixar a corrida. O representante da Williams tomou 5s pela lambança — mais uma punição na conta, sendo que Logan já teria de pagar 10s pela Williams ter feito mudanças que configuraram o uso de um terceiro carro, o que é proibido pelo regulamento.
Enquanto isso, os comissários aplicavam 5s de sanção a Pérez por infração cometida durante o safety-car. Já a Ferrari avisava a Sainz que o desgaste de pneus estava muito alto — e de fato, a turma que havia começado com os compostos macios já fazia as suas paradas. Alonso, por exemplo, entrou na volta 12 e colocou os compostos duros.
Mais um giro, e Pérez, numa performance completamente errática, cometia o mesmo erro de Sargeant para cima de Kevin Magnussen, que rodou na pista. O mexicano, então, foi para os boxes novamente por conta de avarias na asa dianteira e aproveitou para pagar os 5s de punição aplicados anteriormente. Reclamando pelo rádio que o carro ainda não estava se comportando bem, abandonou o GP definitivamente na volta 16.
Enquanto tudo isso acontecia, Verstappen já colocava impressionantes 10s sobre Norris. O holandês fez sua parada obrigatória na volta 17, calçando novamente os médios e voltando em quinto. Hamilton entrou logo atrás, mas não sem antes protagonizar outra disputa roda a roda contra Russell, que dessa vez perguntou pelo rádio contra quem a Mercedes estava lutando. "São contra os outros ou entre nós?", questionou um tanto contrariado por Lewis não ter facilitado a passagem. Só que, dessa vez, o duelo foi anotado pelos comissários, já que Hamilton acabou espalhando e jogando o companheiro para fora da pista.
Posições restabelecidas após as paradas na volta 20, apenas Russell aparecia sem pit-stop, em segundo. Verstappen já era o líder novamente, enquanto Piastri aparecia à frente de Norris, com Leclerc em quinto. Ocon, Sainz, Alonso, Hamilton e Tsunoda fechavam o top-10.
Russell, então, finalmente fez sua parada no giro 25 e colocou pneus duros, voltando à pista atrás de Alonso, mas não demorando para superar o espanhol da Aston Martin e, em seguida, Ocon — ainda resistindo com o mesmo set de pneus desde a largada, uma vez que a parada na primeira volta foi para reparos no carro.
Enquanto Sargeant e Albon abandonavam a prova, fazendo a Williams sair do Japão zerada, Norris reclamava de Piastri à sua frente, pedindo passagem para impedir uma eventual investida de Russell, em estratégia diferente e com pneus para tentar ir até o fim. O australiano, então, abriu passagem na abertura do giro 27.
Na volta 36, Piastri fez sua segunda parada e voltou em quinto. Norris entrou na sequência e retornou imediatamente à frente do #81, e mesmo tendo perdido posição para Russell, precisou apenas aquecer a borracha para superar o representante da Mercedes no giro seguinte. Piastri fez o mesmo algumas voltas depois, em bela manobra na curva 1.
A Red Bull, então, achou por bem devolver Pérez à pista após quase 1h com o mexicano nos boxes, numa cena completamente inusitada, porém não tão sem sentido: como poderia ter mais 5s a pagar pelo incidente com Magnussen, seria uma tentativa de não levar a punição para a etapa seguinte, no Catar. Mas a investida durou apenas uma volta: a Red Bull logo chamou Checo novamente, dando adeus definitivo à disputa.
Nas voltas finais, mais um duelo entre as Mercedes se desenhou, só que Hamilton não teve trabalho para superar Russell por ter pneus em melhores condições. Pelo rádio, o #63 ainda perguntou se havia chances de ser ajudado pelo parceiro, uma vez que Sainz era muito mais rápido, mas não houve tempo para se defender com o DRS. O piloto da Ferrari ainda lutou pelo quinto posto, mas o #44 resistiu até a bandeirada.
F1 2023, GP do Japão, Suzuka:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 53 voltas | |
2 | L NORRIS | McLaren Mercedes | +19.387 | |
3 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | +36.494 | |
4 | C LECLERC | Ferrari | +43.998 | |
5 | L HAMILTON | Mercedes | +49.376 | |
6 | C SAINZ | Ferrari | +50.221 | |
7 | G RUSSELL | Mercedes | +57.659 | |
8 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | +1:14.725 | |
9 | E OCON | Alpine | +1:19.678 | |
10 | P GASLY | Alpine | +1:23.155 | |
11 | L LAWSON | AlphaTauri Honda | +1 volta | |
12 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | +1 volta | |
13 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | +1 volta | |
14 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | +1 volta | |
15 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | +1 volta | |
16 | A ALBON | Williams Mercedes | NC | |
17 | L SARGEANT | Williams Mercedes | NC | |
18 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | NC | |
19 | S PÉREZ | Red Bull Honda | NC | |
20 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | NC |