Verstappen reclama que asfalto de Austin "não é nível F1" e detona: "Mais adequado para rali"

Max Verstappen explicou que por conta das ondulações no circuito de Austin, nos Estados Unidos, o carro pulava o tempo todo. O holandês cobrou um recapeamento para o ano que vem

Nem mesmo a 50ª vitória na carreira — a 15ª só na temporada 2023 da Fórmula 1Max Verstappen fez Max Verstappen economizar nas críticas ao asfalto do circuito de Austin, nos Estados Unidos, que recebeu a categoria no final de semana. O piloto da Red Bull cobrou da organização um recapeamento para o ano que vem, dizendo que a pista tinha tantas ondulações que parecia "mais adequada para um carro de rali".

O asfalto, aliás, foi um dos responsáveis pelas desclassificações de Lewis Hamilton e Charles Leclerc no GP dos Estados Unidos: as irregularidades da pista provocaram um desgaste excessivo da prancha do assoalho, que foram reprovadas na inspeção da FIA por estarem fora das medidas padrão.

Relacionadas

O fim de semana com corrida sprint também dificultou o trabalho das equipes quanto ao entendimento do comportamento dos carros em ritmo de corrida, mais pesados por causa da quantidade de combustível. Times como Alfa Romeo e Aston Martin reclamaram bastante que foi preciso sacrificar a eficiência aerodinâmica por causa das ondulações.

Max Verstappen venceu mais uma na temporada 2023, mas reclamou da pista americana (Foto: Red Bull Content Pool)

"[O asfalto] precisa ser refeito, porque, no momento, parece mais adequado para um carro de rali", disparou Verstappen ainda em Austin. "Fico pulando o tempo todo", chiou.

"Em um carro de F1, talvez nem dê para notar tanto, pois estamos colados ao chão por conta do downforce, mas os quiques e solavancos em algumas partes são demais. Não acho que seja nível F1", seguiu Verstappen, fazendo um apelo aos organizadores já para a edição de 2024:

"Adoro essa pista. É um traçado incrível, mas realmente precisamos de um asfalto novo, precisa ser muito mais suave para os anos seguintes. E já pedimos isso há alguns anos, mas não foi feito", encerrou.

Fórmula 1 retorna já no fim de semana, com o GP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, para a 19ª etapa da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!