Verstappen na China faz Red Bull virar sexta equipe com 100 poles na Fórmula 1
Max Verstappen, no GP da China de 2024, conquistou a 100ª pole da Red Bull na história da F1. Os austríacos se juntaram a um clube restrito das equipes que já romperam tal marca: Ferrari, McLaren, Mercedes, Williams e Lotus
A Red Bull conquistou um feito histórico pelas mãos de Max Verstappen neste sábado (20): quase que exatos 15 anos depois da primeira, no mesmo GP da China, a equipe austríaca buscou a 100ª pole na trajetória na F1.
Em 18 de abril de 2009, na primeira vez dos taurinos em uma posição de honra na F1, foi Sebastian Vettel quem puxou a fila na classificação do GP da China. Naquele ano, o alemão levantaria o primeiro de seus quatro títulos mundiais consecutivos conquistados com a Red Bull.
O tetra é a meta de 2024 de Verstappen, que dominou completamente a classificação da atual edição da prova em Xangai. Assim como em 2009, Fernando Alonso se destacou por uma equipe que não está entre as principais forças do campeonato: 15 anos atrás, o espanhol foi segundo com a Renault, enquanto em 2024 parte de terceiro com a Aston Martin.
A Red Bull, então, entra para o clube dos times com 100 poles conquistadas. Lá já estavam: Ferrari (249), McLaren (156), Mercedes (137), Williams (128) e Lotus (107), única delas que não está mais no grid da F1.
Os austríacos lideram o Mundial de Construtores ainda com margem pequena. A Red Bull já anotou 155 pontos, enquanto a vice, Ferrari, tem 129. Na China, os austríacos dominam a primeira fila, com os italianos saindo apenas de sexto e sétimo.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. No domingo (21), a largada está marcada para as 4h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!