Verstappen diz que F1 "vai se tornar a Nascar" e critica decisões em corridas com chuva

Depois de atrasos na programação do fim de semana do GP da Bélgica por causa da chuva, Max Verstappen disparou contra a direção de provas da Fórmula 1

Depois do fim de semana do GP da Bélgica, marcado pela presença da chuva durante os treinos e corrida sprint, Max Verstappen criticou as decisões da direção de prova da Fórmula 1 em dias de atividade com pista molhada. Depois de a largada no sábado ser adiada em alguns minutos por causa da água no asfalto, o bicampeão afirmou que a principal categoria do esporte a motor está tomando decisões parecidas com as da Nascar — o que, neste caso, não é algo bom.

A chuva tem se tornado um grande problema para as corridas de Fórmula 1 devido ao spray gerado pelos carros à frente que prejudicam a visão de quem vem logo atrás. A corrida sprint na Bélgica precisou ser reduzida a 11 voltas em bandeira verde depois que os pilotos foram obrigados a realizarem 5 giros atrás do safety-car em uma tentativa de deixar a pista mais segura.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A chuva atrasou o inicio da corrida sprint na Bélgica (Foto: AFP)

Verstappen, no entanto, alegou que chuva e falta de visibilidade são coisas que sempre vão andar juntas, principalmente se tratando da Fórmula 1. De acordo com o holandês, nem mesmo os arcos que a categoria estuda para colocar nas rodas seriam capazes de solucionar o empecilho.

“É muito difícil resolver essas coisas. Você sempre sofrerá com isso e sempre terá spray. Grades em um carro de Fórmula 1 não farão grande diferença. O safety car também deu muito spray em mim. Mas sempre foi assim. Basta perguntar aos pilotos mais velhos da F1 também, eles também não viam nada na época”, relembrou Verstappen.

“É claro que acontecem certos acidentes que têm um resultado ruim e, naturalmente, as pessoas começam a falar mais sobre isso. Mas se você olhar dessa forma, não poderá mais correr na chuva porque sempre haverá problemas com a visibilidade. Isso seria uma pena. Então se torna como a Nascar, eles também não correm na chuva”, lamentou o titular da Red Bull.

Fórmula 1 entra nas tradicionais férias de verão na Europa e retorna de 25 a 27 de agosto em Zandvoort, na Holanda, para a disputa da 13ª etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. Aos sábados e domingos, há ainda a transmissão em segunda tela, no canal 1 do GP no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte.