Verstappen controla Hamilton e vence com facilidade corrida sprint no GP dos EUA de F1
Max Verstappen se defendeu bem na largada e, depois disso, apenas desfilou com a Red Bull rumo à vitória da corrida sprint do GP dos Estados Unidos
Na primeira chance que pilotos e equipes tiverem para testar situações de corrida no fim de semana do GP dos Estados Unidos, Max Verstappen mostrou quem manda. O tricampeão mundial largou na pole da corrida sprint deste sábado (21), no Circuito das Américas, em Austin, manteve a dianteira e, aí, desfilou para uma vitória tranquila na quinta prova curta de 2023.
Verstappen tinha boa noção de que Charles Leclerc seria bastante agressivo na largada, e assim foi: partiu para cima, mas Max sabia o que fazer, forçou o carro da Ferrari a abrir bastante até perto do contorno da curva um e jogou Charles aos leões — ou, no caso, ao leão chamado Lewis Hamilton. Enquanto isso, disparou e foi para a vitória.
Hamilton aproveitou a agressividade além da conta de Leclerc, que acabou fazendo a Ferrari ser preza fácil, tomou a segunda colocação e com ela permaneceu. Charles não conseguiu atacar, mas tampouco o heptacampeão se aproximou de Verstappen. Leclerc fechou a lista dos três primeiros.
Lando Norris garantiu a quarta colocação, enquanto Sergio Pérez subiu ao sexto posto. Carlos Sainz, que foi o único a arriscar e sair de pneus macios, subiu, caiu e fechou no mesmo sexto posto em que largou. George Russell e Pierre Gasly foram os últimos a pontuar, enquanto Alexander Albon e Oscar Piastri encerraram o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. No domingo, a corrida oficial larga às 16h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação, corrida curta e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, através da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.
Confira como foi a corrida sprint:
O calor estava legalizado! No horário marcado para a largada, a temperatura ambiente alcançava 35°C, com direito ao asfalto em 37°C. É verdade que o calor era seco, diferente da úmida de Singapura e Catar. Portanto, menos sofrimento para os pilotos. Mas era calor, bastante, para a corrida sprint no Circuito das Américas.
A corrida curta do GP dos Estados Unidos, quinta destas das seis marcadas para a temporada - apenas o GP de São Paulo ainda vem pela frente -, contava com o campeão Max Verstappen na ponta. Charles Leclerc, Hamilton Hamilton, Lando Norris, Oscar Piastri, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Alexander Albon, Pierre Gasly e Daniel Ricciardo formavam o top-10.
Albon, Gasly e Ricciardo haviam ganhado uma posição no grid horas após a classificação sprint, uma vez que George Russell foi punido por bloquear Leclerc, perdeu dez posições, e caiu para 11º. Atrás dele, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Lance Stroll, Guanyu Zhou, Nico Hülkenberg, Kevin Magnussen, Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda e Logan Sargeant fechavam o pelotão.
No que dizia respeito à estratégia e uso de pneus, 19 dos 20 pilotos resolveram partir mesmo com os pneus médios. Somente Sainz escolheu os macios para largar. A Pirelli, diga-se, levou a gama intermediária para Austin: C2, C3 e C4.
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Com a luz verde, Verstappen largou com a consciência que tinha de se defender imediatamente, porque Leclerc seria agressivo. De fato, aconteceu, e Leclerc foi o mais aberto possível para tentar contornar Verstappen, que manteve a ponta. A posição desfavoreceu Charles, que ficou desguarnecido quanto ao ataque de Hamilton. O heptacampeão tomou a segunda colocação.
Sainz, de pneus macios, partiu bem e tirou as duas McLaren da frente imediatamente para as 19 voltas da prova sprint. Norris, Piastri e Pérez vinham em seguida, com Russell já tendo recuperado as três posições de punição e surgindo em oitavo. Gasly e Albon fechavam o top-10. Uma reprise da largada mostraria que Sainz deu leve toque na traseira de Piastri.
Tudo estabelecido, era hora de quem tivesse o carro mais rápido fazer valer em situação normal de corrida. Com isso, Pérez partiu para atacar Piastri. Ao menos na primeira tentativa, porém, viu a porta se fechar e Russell encostar. Os três ficavam numa fileira própria de ataque geral.
Na segunda tentativa, Pérez se lançou em movimento de isca, viu Piastri fechar a porta e entrou pelo outro lado, conseguindo a ultrapassagem. Russell mergulhou instantes depois, sem perder tempo e também passou Piastri. Mas Gasly, logo atrás, dedurou para a Alpine: George passou por fora. Apesar da queixa, Gasly mergulhou com habilidade na curva um e foi outro a deixar Piastri no caminho. Instantes depois, de fato, punição de 5s contra Russell por passar por fora da pista.
Da liderança, Verstappen reclamava que a dirigibilidade tinha piorado e "a traseira ficou incontrolável". A resposta da Red Bull, porém, foi que talvez o desconforto tivesse sido causado pelo vento. Hamilton alertou para a Mercedes que Verstappen "já saiu algumas vezes" da pista. Por conta dos limites do traçado, todo mundo de olho em todo mundo. Logo, porém, Max tinha 2s5 para Lewis.
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Outro ataque nas primeiras colocações foi de Norris, que tentou fazer os pneus macios de Sainz se desgastarem, mas o espanhol defendeu bem e manteve o quarto posto. Pérez se aproximava de ambos. Já Albon era o próximo a passar Piastri, mas entrou em investigação por levar vantagem fora da pista. Durou alguns minutos até que o tailandês escapasse oficialmente de problemas.
Piastri tinha mesmo problemas, muito provavelmente por causa do toque com Sainz na largada. Visivelmente, tinha dificuldades de manter o bólido na pista e recebeu bandeira branca e preta, de advertência, por conta de desrespeito aos limites da pista. Tudo isso em dez voltas.
Só que os pneus macios de Sainz logo começariam a desgastar demais. Pérez logo ultrapassou, mas, apesar da expectativa de que o mexicano atacasse Norris, não conseguiu aproximar o bastante. Russell chegava em Sainz na parte final da corrida, mas o risco de problemas na ultrapassagem, casado com a punição de 5s, fazia o inglês se conter. Mas, de fato, o nível de emoção caiu bem para as nove voltas derradeiras.