Verstappen celebra classificação em Spa e relata risco no Q2: "Condições difíceis"

Depois de quase ser eliminado no Q2, Max Verstappen deu a volta por cima e cravou a pole com tranquilidade no Q3. No entanto, holandês será punido por troca de componentes e vai partir apenas de 6º no domingo

Max Verstappen segue imbatível na Fórmula 1 e voltou a dominar uma classificação em 2023. O hoalndês foi 0s820 mais rápido que o segundo colocado Charles Leclerc e largaria da pole no domingo, não fosse uma punição de cinco posições no grid devido ao uso da quinta caixa de câmbio da temporada. Embora líder com certa tranquilidade no Q3, o bicampeão passou sufoco com as condições adversas da pista de Spa-Francorchamps e quase foi eliminado ainda no Q2.

A sexta-feira na Bélgica foi marcada pela presença da chuva durante o treino livre da Fórmula 1, e também nas sessões que definiram o grid da F2 e F3. Por isso, a classificação da F1 começou com pista molhada que foi secando à medida que o tempo passava. A situação acabou tornando a vida dos pilotos mais difícil e Max Verstappen quase foi prejudicado por isso.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A sexta-feira na Bélgica foi marcada pela chuva (Foto: AFP)

“Foi muito próximo [a eliminação no Q2], as condições estavam muito difíceis, a pista foi secando muito rápido e na minha última volta eu não tive confiança para acelerar no setor 2, então tive muita sorte de ficar na décima colocação. No Q3 eu tive dois jogos de pneus e pude abusar um pouco mais, que foi o que fiz na última tentativa. Estar na pole novamente é muito bom, apesar de eu ter de pagar uma penalização, mas foi o melhor que dava para fazer”, reconheceu Verstappen.

As Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz se mostraram bastante competitivas durante as três fases da classificação e o tropeço de Max no Q2 deu indícios de que poderia existir uma batalha apertada pela pole. Mas isso não aconteceu, e o titular da Red Bull explicou como encontrou uma volta tão boa em sua última tentativa.

“O setor 2 ainda estava um pouco úmido, só tinha uma parte seca e precisava fazer um traçado alternativo. Então foi preciso ter confiança na pista e acelerar o máximo possível na última volta. Sabemos que o carro é muito competitivo mesmo nessas situações difíceis e nós demonstramos isso hoje”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e em TEMPO REAL. Sábado e domingo, ainda tem a transmissão em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 do GP no YouTube. A classificação está marcada para logo mais, às 12h (de Brasília, GMT-3).