Verstappen celebra 12ª pole do ano em "fim de semana sofrido" para Red Bull em Abu Dhabi

Max Verstappen conquistou mais uma pole na Fórmula 1 em um fim de semana diferente para a Red Bull, que sofreu nos treinos livres de Abu Dhabi e se acertou na hora da classificação

Depois de três treinos livres que indicaram uma Red Bull abaixo de seu nível habitual na briga pela pole, Max Verstappen surgiu na hora certa e dominou a classificação realizada neste sábado (25) para garantir a posição de honra no GP de Abu Dhabi, última corrida da Fórmula 1 em 2023. Com 1min23s445 em sua volta mais rápida, o neerlandês bateu Charles Leclerc, da Ferrari, e assegurou o primeiro posto sem dificuldades.

Após a atividade, o tricampeão celebrou a 12ª pole da temporada, sua 32ª na carreira, e destacou que a Red Bull conseguiu melhorar bastante o desempenho do carro em relação aos treinos livres. Segundo ele, foi um "fim de semana sofrido" até o momento de definir o grid de largada.

[relacionadas]

"Foi muito estranho", admitiu Verstappen. "O fim de semana tem sido sofrido, mas definitivamente conseguimos melhorar o carro para a classificação. Tudo pareceu melhor dessa vez. Conseguimos, enfim, acelerar mais. É claro, fico muito feliz por estar na pole", celebrou.

Segundo Verstappen, o principal problema da Red Bull vinha sendo o comportamento dos pneus, com muitas "escorregadas" ao longo do traçado de Abu Dhabi. No entanto, segundo ele, o acerto escolhido pelos taurinos para a hora de definir o grid fez a diferença, e Max praticamente não foi ameaçado durante toda a sessão.

Verstappen fechou a última classificação do ano com pole em Abu Dhabi (Foto: AFP)

"Com certeza [se sentiu melhor a partir do Q1]. Você sofre muito com os pneus aqui, com aquelas escorregadas que te fazem perder muito tempo", analisou. "Era isso que estava acontecendo nos treinos livres, mas, na classificação, tudo pareceu mais conectado", destacou Max.

Sobre a corrida, o neerlandês afirmou que ainda tem algumas dúvidas em relação ao ritmo do carro, mas espera repetir o que tem sido visto ao longo de toda a temporada: o domínio do RB19, que fará sua última prova depois de um ano completamente avassalador.

"Vamos ver, não sei exatamente o quanto seremos bons na corrida. Claro que, normalmente, somos bons", ressaltou. "Tem sido uma temporada muito especial, aproveitamos muito, e estamos muito orgulhosos de tudo aquilo que conseguimos conquistar este ano", finalizou.

Verstappen dominou a classificação desde o início em Abu Dhabi (Foto: Red Bull Content Pool)

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. A largada deste domingo está programada para as 10h (horário de Brasília).

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!