Webber critica e diz que Red Bull não tem reconhecimento por "não ser time de fábrica"

Mark Webber apontou que domínio da Red Bull não é apreciado o suficiente por eles não serem uma equipe de fábrica como Ferrari e Mercedes

A domínio atual da Red Bull já a coloca entre as melhores equipes de todos os tempos, com números que rivalizam com outros times históricos da Fórmula 1. Apesar disso, há quem entenda que a equipe austríaca ainda não possui o reconhecimento que deveria. E Mark Webber é um deles. O ex-piloto taurino especulou que uma das razões pelas quais a esquadra pentacampeã não ter a atenção devida está no fato de não ser um nome forte da indústria automotiva, como a Ferrari e a Mercedes.

A Red Bull é de longe a equipe mais forte do grid atual. Eles venceram todas as corridas até agora em 2023 e são os favoritos para conquistar mais um título mundial com Max Verstappen muito à frente de qualquer outro piloto.

[relacionadas]

"Se fosse um time de fábrica, poderia receber mais elogios e notoriedade. Pois, essencialmente, ainda é uma equipe composta por indivíduos incríveis e pessoas que fizeram um ótimo trabalho em projetar belos carros de Fórmula 1 para campeonatos mundiais, tanto de construtores quanto de pilotos, e para serem dominantes de muitas maneiras", explicou o australiano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Red Bull domina a F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Durante seus os primeiros anos na F1, a Red Bull teve dificuldade em se firmar como um elemento forte do grid, devido ao fato de ser uma empresa de bebidas energéticas com uma inclinação para organizar campanhas de marketing extravagantes e eventos chamativos.

Isso mudou drasticamente desde que a equipe começou a vencer campeonatos em 2009 e, especialmente, desde a decisão de contratar Adrian Newey a partir de 2006, o que levou  a sequência de vitórias de Sebastian Vettel, de 2010 a 2013, posição retomada agora com Verstappen liderando a equipe.

Webber ainda elogiou sua ex-equipe por trabalhar extremamente duro em vários departamentos para alcançar o sucesso que têm hoje. "Acredito que a capacidade deles de mudar as previsões sobre o time foi uma grande história de sucesso. E o que eles trouxeram para o esporte em organização - infraestrutura em Milton Keynes, pessoal - tem sido muito bom de se assistir", disse.

Embora a equipe dê o nome para seus motores, seus carros atuais de Fórmula 1 ainda funcionam com base em equipamento feito pela Honda. A Red Bull em breve apresentará seus próprios motores em 2026, com a ajuda da Ford. Webber ainda se lembrou de que os austríacos mantêm essa história de sucesso por quase duas décadas.

“O comprometimento absoluto que eles mostram com seus funcionários e com o esporte, não vou dizer que é o melhor do grid atual, mas é bom demais. Tivemos muitos times vindo e indo nesse meio tempo. E aí, temos esses caras e eles fazem um baita trabalho com duas equipes. As pessoas esquecem o tanto de empregos que a Red Bull trouxe para o esporte, é realmente extraordinário", finalizou o vencedor de nove provas na F1.

Fórmula 1 entra nas tradicionais férias de verão na Europa e retorna de 25 a 27 de agosto em Zandvoort, na Holanda, para a disputa da 13ª etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. Aos sábados e domingos, há ainda a transmissão em segunda tela, no canal 1 do GP no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte.