Stroll sente dores e decide ficar fora do GP de Singapura após forte acidente na classificação

Lance Stroll decidiu, com o aval da Aston Martin, ficar de fora o GP de Singapura após a forte batida ao final do Q1. O foco é se recuperar totalmente para disputar o GP do Japão, no próximo final de semana

A Aston Martin confirmou nas primeiras horas deste domingo (17) que Lance Stroll não correrá o GP de Singapura, 15ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O chefe da equipe, Mike Krack, explicou que o canadense "ainda sente os efeitos colaterais" da forte batida ao final do Q1 da classificação.

Com o cronômetro já zerado, Stroll era um dos vários pilotos ainda em volta rápida em busca de um tempo melhor para avançar à segunda parte da sessão. Na última curva, o piloto perdeu o controle do seu AMR23 e bateu forte, destruindo por completo a lateral esquerda do carro.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lance Stroll escapou na última curva e bate forte no fim do Q1 da classificação do GP de Singapura (Vídeo: F1 TV)

"A equipe está aliviada por Lance ter conseguido sair do carro após o acidente de ontem", começou Krack. "No entanto, ele ainda sente os efeitos colaterais de um acidente de alto impacto. Nossa prioridade agora é que ele tenha uma recuperação completa e rápida", acrescentou.

"Decidimos em conjunto que ele não participará da corrida desta noite para se concentrar totalmente em retornar ao cockpit no GP do Japão, no próximo final de semana", encerrou.

Após a classificação, Stroll disse que estava "bem, mas frustrado" por não ter conseguido completar a volta. E ainda deu detalhes sobre o que provocou o acidente. "Estava na busca por aderência durante toda classificação. Tivemos uma saída ruim com tráfego à frente na minha última tentativa, e fomos parados na balança de pesagem. Comecei alguns segundos atrás do Pierre [Gasly], então não saiu como havíamos planejado. Quando vi que minha volta não estava melhorando, forcei muito na última curva para tentar recuperar esse tempo extra, e foi aí que deu errado", declarou.

O grid da corrida em Marina Bay terá 19 carros. Nesse caso, Stroll não pode ser substituído, pois o regulamento exige que um piloto tenha realizado ao menos uma sessão de treinos ou a classificação para estar apto para o GP de domingo.

O GP de Singapura de Fórmula 1 terá Carlos Sainz na pole-position, seguido por George Russell, Charles Leclerc e Lando NorrisMax Verstappen larga apenas na 11ª posição.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Singapura, em Marina Bay, 15ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. No domingo, a largada está marcada para as 9h (de Brasília, GMT-3).