Doohan se compara a Ocon e Gasly e garante estar "100% pronto" para vaga na F1

Ex-piloto de Fórmula 2 e atual reserva na Alpine, Jack Doohan mostrou confiança e afirmou que tem ritmo "muito próximo" ao de Esteban Ocon e também de Pierre Gasly e, por isso, deveria receber uma oportunidade na Fórmula 1

Depois de competir por mais de duas temporadas na Fórmula 2, Jack Doohan decidiu não continuar na principal categoria de acesso à Fórmula 1 em 2024, mas focar integralmente nos testes com a Alpine para tentar uma vaga na equipe já no próximo ano. O australiano afirmou que está "100% pronto" para assumir o cockpit do time de Enstone e ainda revelou que os dados coletados durante a pré-temporada mostraram que seu ritmo está "muito próximo" ao de Pierre Gasly e Esteban Ocon.

No fim do ano passado, Doohan chegou a revelar que recusou ofertas para competir na Indy, no Mundial de Endurance (WEC) e na Super Fórmula, decidindo "focar somente na F1". Na função de reserva da esquadra comandada por Bruno Famin, o piloto de 21 anos participou de uma sessão de treinos livres durante os finais de semana do GP do México e também do GP de Abu Dhabi, em 2023. Para esta temporada, ele espera fazer mais testes com a equipe francesa, além de participar de novas sessões de treinos livres para, desta forma, mostrar que merece uma vaga na classe rainha.

[relacionadas]

Em uma entrevista ao portal australiano Speedcafe, Jack lembrou dos testes de pré-temporada ao lado dos pilotos titulares da Alpine e como os resultados dos mesmos o convenceram de que ele está pronto para ser promovido.

"Sinto-me 100% pronto", disse Doohan. "Estive no carro com Ocon e Pierre no início do ano, e com todos os dados e todos os relatórios pudemos ver exatamente onde estamos todos. E foi bom ver que estamos muito, muito próximos um do outro. Então, sinto-me pronto", garantiu.

Jack Doohan que mostrou ritmo "muito próximo" ao dos titulares da Alpine (Foto: Alpine)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Um fator que pode ajudar Doohan na missão de convencer a Alpine a colocá-lo em um dos cockpits como titular em 2025 é o bom retrospecto dos pilotos da F2 que tiveram oportunidades na categoria principal. Na temporada passada, Liam Lawson assumiu a vaga de Daniel Ricciardo na AlphaTauri — atual RB (Visa Cash App RB) — quando o australiano lesionou o pulso e mostrou um ótimo desempenho. Da mesma forma, Oliver Bearman foi jogado aos leões quando se viu convocado de última hora para o lugar de Carlos Sainz, no GP da Arábia Saudita deste ano, e também não decepcionou.

O australiano não pôde deixar de elogiar os dois novatos e antigos companheiros de grid, mas lembrou que ele possui mais vitórias na categoria de acesso do que ambos e que isso deve ser considerado. "Esse é um ponto válido", apontou Jack.

"Estive na F2 com ambos, correndo contra Liam e Ollie. Ambos são ótimos pilotos. Também tenho meu tempo na categoria onde tive um desempenho muito bom. Sinto que estou muito confortável em um carro de F1 e tenho muita quilometragem em todos os tipos de circunstâncias. Estou mais do que preparado, caso tivesse de substituir alguém e conquistar um bom resultado", destacou.

Para conseguir uma vaga na Alpine em 2025, Doohan teria de contar com a saída de um dos pilotos titulares. Ocon e Gasly estão nitidamente incomodados com a atual situação da equipe e podem optar por respirar novos ares caso recebam alguma proposta atraente. Caso isso aconteça, o filho de Mick Doohan, lenda do motociclismo, quer estar preparado, e admitiu que as negociações para a renovação de seu contrato já iniciaram.

Doohan testou com a Alpine em Abu Dhabi no ano passado (Foto: AFP)

"Estamos apenas começando. Deixei a Alpine e as pessoas ao meu redor organizarem isso. Por enquanto, estou apenas tentando me tornar atraente e comercializável", finalizou Doohan.

Fórmula 1 volta a acelerar entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.