Doohan se compara a Ocon e Gasly e garante estar "100% pronto" para vaga na F1
Ex-piloto de Fórmula 2 e atual reserva na Alpine, Jack Doohan mostrou confiança e afirmou que tem ritmo "muito próximo" ao de Esteban Ocon e também de Pierre Gasly e, por isso, deveria receber uma oportunidade na Fórmula 1
Depois de competir por mais de duas temporadas na Fórmula 2, Jack Doohan decidiu não continuar na principal categoria de acesso à Fórmula 1 em 2024, mas focar integralmente nos testes com a Alpine para tentar uma vaga na equipe já no próximo ano. O australiano afirmou que está "100% pronto" para assumir o cockpit do time de Enstone e ainda revelou que os dados coletados durante a pré-temporada mostraram que seu ritmo está "muito próximo" ao de Pierre Gasly e Esteban Ocon.
No fim do ano passado, Doohan chegou a revelar que recusou ofertas para competir na Indy, no Mundial de Endurance (WEC) e na Super Fórmula, decidindo "focar somente na F1". Na função de reserva da esquadra comandada por Bruno Famin, o piloto de 21 anos participou de uma sessão de treinos livres durante os finais de semana do GP do México e também do GP de Abu Dhabi, em 2023. Para esta temporada, ele espera fazer mais testes com a equipe francesa, além de participar de novas sessões de treinos livres para, desta forma, mostrar que merece uma vaga na classe rainha.
Em uma entrevista ao portal australiano Speedcafe, Jack lembrou dos testes de pré-temporada ao lado dos pilotos titulares da Alpine e como os resultados dos mesmos o convenceram de que ele está pronto para ser promovido.
"Sinto-me 100% pronto", disse Doohan. "Estive no carro com Ocon e Pierre no início do ano, e com todos os dados e todos os relatórios pudemos ver exatamente onde estamos todos. E foi bom ver que estamos muito, muito próximos um do outro. Então, sinto-me pronto", garantiu.
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Um fator que pode ajudar Doohan na missão de convencer a Alpine a colocá-lo em um dos cockpits como titular em 2025 é o bom retrospecto dos pilotos da F2 que tiveram oportunidades na categoria principal. Na temporada passada, Liam Lawson assumiu a vaga de Daniel Ricciardo na AlphaTauri — atual RB (Visa Cash App RB) — quando o australiano lesionou o pulso e mostrou um ótimo desempenho. Da mesma forma, Oliver Bearman foi jogado aos leões quando se viu convocado de última hora para o lugar de Carlos Sainz, no GP da Arábia Saudita deste ano, e também não decepcionou.
O australiano não pôde deixar de elogiar os dois novatos e antigos companheiros de grid, mas lembrou que ele possui mais vitórias na categoria de acesso do que ambos e que isso deve ser considerado. "Esse é um ponto válido", apontou Jack.
"Estive na F2 com ambos, correndo contra Liam e Ollie. Ambos são ótimos pilotos. Também tenho meu tempo na categoria onde tive um desempenho muito bom. Sinto que estou muito confortável em um carro de F1 e tenho muita quilometragem em todos os tipos de circunstâncias. Estou mais do que preparado, caso tivesse de substituir alguém e conquistar um bom resultado", destacou.
Para conseguir uma vaga na Alpine em 2025, Doohan teria de contar com a saída de um dos pilotos titulares. Ocon e Gasly estão nitidamente incomodados com a atual situação da equipe e podem optar por respirar novos ares caso recebam alguma proposta atraente. Caso isso aconteça, o filho de Mick Doohan, lenda do motociclismo, quer estar preparado, e admitiu que as negociações para a renovação de seu contrato já iniciaram.
"Estamos apenas começando. Deixei a Alpine e as pessoas ao meu redor organizarem isso. Por enquanto, estou apenas tentando me tornar atraente e comercializável", finalizou Doohan.
A Fórmula 1 volta a acelerar entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.