Hamilton: "O Valtteri foi simplesmente mais rápido"
A primeira pole de Bottas surge na sua terceira corrida pela Mercedes. O finlandês termina assim a sucessão de seis poles consecutivas de Hamilton, que prevalecia desde o Grande Prémio dos Estados Unidos do ano passado.
"Muitos parabéns ao Valtteri", disse Hamilton. "Ele tem trabalhado muito e hoje foi simplesmente mais rápido - fez um melhor trabalho e tiro-lhe o meu chapéu.
"Estava a perder bastante no primeiro setor, o que é incomum, porque costuma ser um dos meus pontos fortes. No geral fiquei ligeiramente atrás, mas foi uma grande batalha. É assim que a qualificação deve ser - obriga-nos a estar no limite".
Toto Wolff, chefe de equipa da Mercedes, também elogiou o desempenho de Bottas, afirmando que se trata de uma recompensa pela sua saída de pista na China.
"A primeira pole position de um piloto na F1 é sempre um momento especial", disse Wollf. "Ele ficou muito em baixo depois daquele incidente e pediu desculpa por várias vezes, mas na verdade ele compensou hoje.
"Ele manteve a calma e isso é importante. Ele tem provavelmente o melhor colega de equipa possível na F1. Para nós é perfeito porque eles vão desafiar os limites um do outro, apesar do respeito mútuo existente enquanto pilotos".