Haas lembra conversa sobre piloto experiente: "Não é fácil lidar com um Schumacher"

Mick Schumacher esteve por dois anos com a Haas e seu desempenho nunca encheu os olhos do chefe da equipe Guenther Steiner. Ao portal britânico "Inews" o dirigente relembrou como foi difícil ter de dispensar o jovem alemão

Guenther Steiner ganhou mais notoriedade no circo da Fórmula 1 após mostrar o seu lado autêntico diante das câmeras da Netflix na série Drive to Survive. Em um dos episódios da nova temporada, o documentário aborda como foi o processo para o chefe da Haas dispensar Mick Schumacher ao fim de 2022.

Schumacher colecionou erros e acidentes em 2022, e isso obrigou a esquadra americana a destinar parte do orçamento limitado a reparos no VF-22. Por isso, Steiner percebeu que precisava de um piloto mais habilidoso, e daí partiu a ideia de contar com os trabalhos do experiente Nico Hülkenberg. Em entrevista ao portal britânico "Inwes" o dirigente explicou como foi tomada a decisão de mandar Mick embora.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Guenther Steiner deu detalhes sobre a conversa que teve com Mick Schumacher sobre querer um piloto experiente na Haas (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

"Sentei-me com ele e expliquei que precisávamos trazer a equipe à frente com um piloto experiente. Faz parte do trabalho. Não é uma coisa legal de se fazer. Eu não gosto disso, mas você só tem de ser profissional sobre isso", relembrou o chefe da Haas.

“Lidar com um Schumacher não é fácil, como você pode imaginar. Ele não estava feliz. Eu diria que ele viu a escrita na parede. Ele é um garoto esperto. Ele teve dois anos e não chegamos onde queríamos. Por isso tive de fazer algumas mudanças", admitiu Steiner.

Uma passagem em Drive to Survive mostra a frustração de Guenther com Mick por causa do desempenho ruim durante a corrida. O piloto alemão não estava imprimindo um ritmo satisfatório e estava preocupado com a temperatura dos freios. Na ocasião, Steiner deu mais uma demonstração de sua personalidade e disparou que Schumacher estava "tão lento que não precisava dos freios". Ainda ao portal britânico, o dirigente da Haas explicou o comportamento.

"Em uma situação de corrida, você fica exaltado, sabe? Às vezes você diz coisas que não diria quando está pensando com clareza. Uma hora depois, você faria algo completamente diferente", seguiu. "Depois de um tempo você aprende a lidar com isso, quando precisa colocar pressão e quando precisa acalmar as coisas. Muita pressão, as pessoas ficam com medo. Você tem de devolver a confiança para que eles possam fazer isso”, finalizou.

A Fórmula 1 retoma as suas atividades no próximo dia 19, data prevista para a realização do GP da Arábia Saudita.