Haas "encara realidade", muda filosofia e prepara atualizações inspiradas na Red Bull

Depois de perder posições no Mundial de Construtores e ocupar apenas o oitavo lugar, Haas decidiu se inspirar na Red Bull para ganhar desempenho na F1 2023

A Haas deu o braço a torcer, decidiu abandonar o antiquado conceito do VF-23 e confirmou que as próximas atualizações vão ser inspiradas no RB19 da Red Bull. De acordo com Guenther Steiner, chefe da equipe, o projeto atual chegou em seu pico de desempenho e não tem mais margem de evolução. Por isso, decidiu “encarar a realidade”, seguir um caminho similar ao das rivais e se espelhar no time dos energéticos para conseguir alguma melhora.

Para a temporada 2023 da F1 a Haas manteve o conceito de sidepod um pouco mais elevado que joga o ar para a traseira do carro. A tendência no novo regulamento, no entanto, é jogar esse ar para a parte de baixo — algo que deu muito certo com a Red Bull e tem se repetido com outras equipes.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Haas quer voltar a brigar por pontos na F1 2023 (Foto: Haas F1 Team)

A Ferrari, que tinha um projeto similar ao da Haas, encontrou um teto de desenvolvimento e apareceu com uma filosofia diferente durante o GP da Espanha. Hoje, a esquadra liderada por Steiner também chegou nesse limite e, por isso, se inspirou na rival.

“Esse foi o nosso maior problema com o conceito que temos agora, não conseguimos mais encontrar nenhum desempenho. Desenvolvemos o ano inteiro e não havia nada ali. Em algum momento é preciso fazer algo diferente, e não poderíamos continuar batendo a cabeça na parede tentando enquanto as outras equipes continuavam tendo resultados”, revelou o mandatário.

“Em algum momento é preciso mudar a filosofia e encarar a realidade. O projeto do carro mudará nessa direção. Você está limitado com seu chassi e algumas outras coisas, mas estamos tentando entrar no formato downwash agora, como todo mundo fez”, admitiu Steiner.

Ainda segundo o dirigente, a Haas planejava um desenvolvimento maior do SF-23. No entanto, ao perceber que os ganhos de performance não seriam consideráveis, a equipe preferiu economizar dinheiro para não estourar o teto orçamentário. Agora, tem um capital maior para investir no novo conceito.

O plano era ter mais atualizações com o conceito que temos agora, mas como não encontramos desempenho, não introduzimos atualizações este ano. Não faz sentido fabricar peças se o carro não andar mais rápido. Então, como não gastamos esse dinheiro, agora podemos gastá-lo nesta grande atualização.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Singapura, em Marina Bay, 15ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Os horários da sexta-feira se repetem no sábado, com TL3 às 6h30 (de Brasília, GMT-3) e classificação marcada para as 10h. Por fim, no domingo, a largada acontece às 9h.

https://youtube.com/watch?v=IZ6ZAG-mBB0%3Fsi%3D2mIt-CDVsEZbylWz