"Há vários desconhecidos": pilotos estranham asfalto 'pintado' após renovação na China

Após primeiro contato com pista de Xangai para fim de semana do GP da China, houve estranheza geral com a aparente pintura no traçado

O que acontece com a pista do Circuito Internacional de Xangai, casa do GP da China de Fórmula 1? No retorno à praça após cinco anos de ausência, sabia que encontraria um asfalto recapeado e dúvidas quanto à situação da superfície. Nesta quinta-feira (18) em que os pilotos foram ao autódromo pela primeira vez, para as obrigações com a imprensa, encontraram uma espécie de pintura em que alguns trechos do traçado são mais escuros que outros. Apesar dos temores que vieram com a observação, não se trata de tinta.

Após conversas nos últimos dias sobre qual seria o estado da pista após tanto tempo sem F1 e um recapeamento recente, ver os pontos mais escuros do traçado foi um susto.

[relacionadas]

"Parece que pintaram, não que recapearam", disse o tricampeão Max Verstappen. "Parece que pintaram a pista ou algo assim", seguiu Daniel Ricciardo. "Fizeram alguma coisa com a superfície. Não sei como a pista vai mudar ou se será a mesma coisa ou extremamente escorregadia. Talvez mude a maneira como os pneus se comportem", afirmou.

"Há vários desconhecidos, especialmente pelo asfalto parecer ter sido tratado de maneira muito particular", opinou Carlos Sainz. "Não creio que FIA ou as equipes entendam bem o que foi feito e se foi um recapeamento total ou só um tratamento esquisito com betume. Certamente parece bastante particular, algo que não vimos recentemente em pistas da F1", declarou.

Mas não se trata de tinta. De acordo com a revista inglesa Autosport, o que aconteceu foi um tratamento à base de betume, algo popular tanto na China quanto nos Estados Unidos em estradas. O betume é aplicado em forma líquida e se funde ao asfalto existente. O objetivo com isso é eliminar a poeira, que dificulta a questão da aderência num primeiro momento pós-recapeamento, bem como tornar a drenagem mais eficiente e evitar que o asfalto esfarele.

Segundo apuração do veículo, o tratamento foi feito ainda ano passado e a diferença nas cores foi causada por desgaste natural causada pela atividade de pista desde então. É improvável, portanto, que haja falta de aderência semelhante àquela vista na Turquia 2020. Mas é possível que a aderência varie entre as partes da pista.

"Acho que tem aparência de que está um tanto inconsistente", afirmou Ayao Komatsu, chefe da Haas. "A inconsistência é o que me preocupa mais, tipo uma diferença da entrada para a parte intermediária e para o final da mesma curva. Se variar, será bem complexo. E é um fim de semana de corrida sprint. Só teremos uma hora, provavelmente três idas à pista, para arrumar o carro com muito e pouco combustível. Será um desafio duro", apontou.

Sem a ameaça de algo como correr em sabão foi afastada, mas o excesso de aderência também tem chances de desafiar o uso de pneus.

A pista em cores diferentes (Foto: Reprodução/Will Buxton)

"Tenho a sensação de que não será como a Turquia [2020]. A Turquia foi um caso muito particular, mas se de repente houver muito desgaste dos pneus isso também pode colocar interrogações em nossas escolhas para o restante do fim de semana", comentou Sainz.

"Honestamente, para nós, desgaste depende muito do asfalto. É por isso que falamos tanto da superfície. Uma vez que isso sai da equação, as curvas de longa duração são algo que pressionam muito os pneus, e temos muitas dessas aqui. Já tivemos anos em que o GP da China colocou mais pressão na dianteira, outros em que foi na traseira, então, para adaptar o carro a qualquer demanda, você precisa ser muito cuidadoso para ajustar o carro", finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Na sexta-feira (19), o treino livre está marcado para a 0h30 (de Brasília GMT-3). Depois, às 4h30, acontece a classificação da sprint. No sábado, a prova curta será meia-noite, com a classificação às 4h. No domingo, a largada está marcada para as 4h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2024: ASTON MARTIN CAMPEÃ + SPRINT na CHINA é OLIMPÍADAS DO FAUSTÃO? | TTGP #132