Russell diz que 8º lugar no grid é "representação justa" de nível da Mercedes no Japão

Frustrado com o 8º lugar no grid de largada do GP do Japão, George Russell disse que o carro da Mercedes não consegue se adaptar à variedade de curvas do traçado em Suzuka

George Russell não escondeu a frustração com o desempenho da Mercedes na classificação do GP do Japão, realizada neste sábado (23), em que saiu com o 8º lugar no grid de largada ao fim da sessão. Depois de uma corrida em que chegou a brigar pela vitória, em Singapura, o W14 voltou à sua oscilação natural e em nenhum momento ameaçou lutar pela pole em Suzuka.

Bastante incomodado com o comportamento do carro, Russell disse que o monoposto alemão só funciona em pistas que reúnem um único tipo de curva. No caso do circuito japonês, a mescla entre curvas de alta, média e baixa velocidade apresenta uma dificuldade bem maior para a equipe.

[relacionadas]

"É uma representação justa de como lidamos com uma pista com diferentes tipos de curva, com baixa e alta velocidades", frustrou-se Russell. "A tendência é de sermos melhores em circuitos que só possuem um tipo de curva", apontou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Russell reclamou do W14 após a classificação em Suzuka (Foto: Mercedes)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Apesar da decepção com o resultado, Russell destacou as possibilidades estratégicas da Mercedes, que possui um jogo de pneus duros novos para a corrida de domingo. Por outro lado, o inglês reconheceu que a falta de aderência do carro vai dificultar a conservação dos compostos.

"Temos mais um jogo de pneus duros, o que poderia ser uma vantagem [para a corrida]", destacou o piloto inglês. "Porém, quando se está escorregando tanto em alta velocidade, você tende a desgastar demais os pneus", finalizou.

Max Verstappen larga na primeira posição, seguido por Oscar Piastri, Lando NorrisCharles LeclercSergio PérezCarlos SainzLewis HamiltonRussellYuki Tsunoda e Fernando Alonso, que completa o grupo dos dez primeiros colocados. A largada está prevista para as 2h (de Brasília).

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka. No domingo, a corrida também conta com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE.