Bortoleto reprova chances de sprints em todos GPs da F1: "Precisamos de limite"

Gabriel Bortoleto destacou a importância dos treinos livres para ajuste dos carros e adaptação dos novatos à Fórmula 1. Piloto da Sauber ainda demonstrou preocupação com realização de corrida sprint em Singapura

Gabriel Bortoleto levantou preocupação com a possível expansão das corridas sprint na Fórmula 1. O brasileiro da Sauber ressaltou a importância dos treinos livres para o acerto do carro e até a adaptação dos novatos à categoria e se posicionou contra ao excesso do formato no calendário, pedindo um limite do formato. Além disso, demonstrou preocupação com a realização da prova curta em Singapura no próximo ano.

Bortoleto refletiu sobre o impacto das sprints para quem estreia na F1. Não se mostrou contrário ao aumento das corridas no formato, mas sugeriu que exista um teto — ao contrário de Flavio Briatore, por exemplo, que é favorável a uma corrida curta em todas as etapas.

[relacionadas]

“Tive sorte de entrar na F1 neste momento. Existem algumas sprints, mas não muitas ainda. Para futuros novatos, ter sprints e só um treino livre não será fácil”, disse.

“Estou acostumado com o formato atual, acredito que não é ruim. Gosto de ter três treinos livres para desenvolver, testar coisas no carro e acertar detalhes. Isso é o mais fascinante na F1, como você pode ir ao detalhe para ajustar coisas”, explicou.

Melhor resultado de Gabriel Bortoleto em sprints até aqui foi o nono lugar, na Bélgica (Foto: Gabriel López/Grande Prêmio)

“No fim de semana de sprint, o tempo é sempre curto. Precisamos fazer as coisas rápido, e às vezes não maximizamos. Acredito que é bom para o entretenimento dos fãs e do fim de semana ter mais corridas e mais sessões importantes nesse sentido. Mas não tenho tanta certeza se iria além de 12 em algum momento. Acho que esse já é um limite difícil”, emendou.

Atualmente, os fins de semana com sprint contam com somente um treino livre, seguido pela classificação sprint na sexta-feira. No sábado, a corrida curta e a classificação para a prova principal, que segue acontecendo normalmente no domingo. A ideia de Stefano Domenicali, CEO da F1, é que o formato se torne cada vez mais presente — ideia que divide opiniões no paddock.

Bortoleto alertou ainda para a realização de uma sprint em Singapura, pelas tradicionais altas temperaturas no circuito de Marina Bay. A cidade-estado asiática receberá a prova curta pela primeira vez em 2026, além de ChinaMiamiCanadáInglaterraPaíses Baixos.

“Podemos ter um problema no próximo ano. Não vou serei mais um novato, mas correr em Singapura durante o dia, definitivamente, será problemático. Não é o ideal”, finalizou.

F1 retorna neste fim de semana, de 3 a 5 de outubro, no Circuito de Marina Bay, palco do GP de Singapura. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da 18ª etapa da temporada AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

GP de Singapura de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 106:3008:3010:3011:30
Treino livre 210:0012:0014:0015:00
Treino livre 306:3008:3010:3011:30
Classificação10:0012:0014:0015:00
Corrida9:0011:0013:0014:00

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2