Fórmula 1 relembra o legado de Lauda com a transmissão do Grande Prémio de Portugal de 1984
O dia 20 de Maio de 2019 ficou marcado pelo desaparecimento de Niki Lauda, tri-campeão do mundo de Fórmula 1. Um ano depois, o legado da lenda austríaca será relembrado pela Fórmula 1 através da transmissão de resumos alargados do Grande Prémio de Portugal de 1984 e do Grande Prémio da Holanda de 1985 - duas das vitórias mais marcantes da sua carreira.
Três títulos de campeão do mundo, 24 pole positions e 25 vitórias na Fórmula 1 seriam suficientes para colocar Lauda entre os grandes nomes da história da Fórmula 1, mas o seu percurso no desporto motorizado contou com muitas mais histórias e proezas - como o facto de sobreviver ao assustador acidente que sofreu em Nurburgring e o papel fundamental que desempenhou na ida de Lewis Hamilton para a Mercedes.
Em 1984, o Circuito do Estoril acolheu o último Grande Prémio da temporada e foi palco de uma espetacular luta pelo título entre Lauda e Alain Prost.
Os dois pilotos entraram em solo português separados por 3,5 pontos e foram os protagonistas da luta pela vitória na corrida, com a classificação final a ditar a atribuição do título ao austríaco por meio ponto - a diferença mais pequena de sempre na Fórmula 1.
No ano seguinte, Zandvoort recebeu um Grande Prémio de Fórmula 1 pela última vez e o público holandês assistiu a uma fantástica recuperação de Lauda, que arrancou da 10ª posição para vencer com uma vantagem de apenas dois décimos de segundo sobre Prost.
Os resumos alargados das duas corridas serão transmitidos a partir das 19h00 desta quarta-feira na página de Facebook e no canal de YouTube da Fórmula 1.