Fórmula 1 realiza classificação no Japão ainda com sol entre nuvens, mas sem risco de chuva

O sábado (23) começou ainda com o céu com bastante nuvens em Suzuka, no Japão, mas a meteorologia não indica possibilidade de chuva para a hora da classificação. Confira a previsão completa

Após uma leve ameaça de chuva na sexta-feira — que até deu o ar da graça ao final do TL1, mas de maneira muito tímida —, a Fórmula 1 retorna ao circuito de Suzuka neste sábado (23) para a definição do grid de largada do GP do Japão com pista seca, segundo a previsão do tempo. Confira a seguir o que diz a meteorologia para o horário das sessões programadas para logo mais.

Antes da classificação, os pilotos realizam o terceiro e último treino livre a partir das 23h30 (de Brasília, GMT-3), 11h30 locais. Nesse instante, os termômetros marcam 28°C de temperatura, com a sensação térmica indo aos 33°C e umidade relativa do ar em 58%. Os ventos terão média de 9 km/h de velocidade, com rajadas podendo chegar aos 19 km/h.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Mercedes não teve destaques a apresentar na sexta-feira do Japão (Foto: AFP)

Durante o TL3, há uma chance de chuva em torno do 34%, menor que a do dia anterior. Depois, na madrugada de sábado aqui no Brasil, às 3h (15h locais), o grupo retorna para a disputa da pole-position com a temperatura ambiente um pouco mais alta, 29°C, mas a sensação térmica desce para 30°C.

Nesse horário, a velocidade média do vento sobe para 11 km/h, com rajadas podendo chegar aos 26 km/h. A umidade relativa do ar desce para 47%, enquanto a previsão não indica chance de chuva. As informações são do serviço de meteorologia AccuWeather.

Os dois primeiros treinos livres do final de semana da F1 no Japão foram marcados pelo já costumeiro domínio de Max Verstappen, que não teve dificuldades para imprimir um ritmo forte no clássico traçado de Suzuka. Charles Leclerc, da Ferrari, foi quem mais se aproximou do holandês.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE.