F1 planeja nova alteração no formato do fim de semana de corrida sprint em 2024

Para melhor compreensão dos fãs, Fórmula 1 quer fim de semana de corrida sprint mais linear e deve alterar a ordem das atividades na sexta-feira e no sábado

Com o intuito de deixar a dinâmica do evento mais linear, os fins de semana de corrida sprint da Fórmula 1 devem passar por uma nova reformulação em 2024. A proposta é de autoria do Liberty Media, mas a decisão final deve ser tomada na sexta-feira (28), em Spa-Francorchamps, durante a reunião da Comissão da F1.

Atualmente, os fins de semana sprint começam na sexta-feira com o primeiro treino livre acontecendo pela manhã. Ainda no mesmo dia é realizada a classificação que define o grid para a corrida principal. No sábado, os pilotos começam as atividades com a classificação sprint, e, logo depois, a prova curta. Por fim, o GP é realizado no domingo.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GP da Áustria foi palco de uma das corridas sprint de 2023 (Foto: Williams)

A ideia para o ano que vem é dar mais linearidade no fim de semana para que ele se torne menos confuso para os fãs. Com isso, a dinâmica seria a sexta-feira com o treino livre e uma classificação para a corrida sprint. O sábado começaria com a prova curta e, na sequência, a classificação para a corrida principal. O cronograma de domingo se manteria o mesmo.

Porém, o formato linear tem um ponto fraco. Embora simplifique o entendimento em relação à formação do grid nas corridas, a dinâmica pode acabar causando um anticlímax no sábado. Afinal, a corrida sprint, que é o principal evento do dia, vai acontecer horas antes da classificação.

A Fórmula 1 planeja seis fins de semana sprint ao longo do calendário 2023. Depois da realização nos GPs do Azerbaijão e da Áustria, as próximas praças a receberem o formato serão Bélgica, Catar, Estados Unidos e São Paulo.

Fórmula 1 volta neste final de semana, entre os dias 28 e 30 de julho, para a disputa do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e em TEMPO REAL. Sábado e domingo, ainda tem a transmissão em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 do GP no YouTube.