FIA repete Azerbaijão e encurta duas zonas de DRS do GP de Miami 2023

FIA reduziu 75 metros de duas zonas que permitem a ativação do DRS no GP de Miami. A iniciativa também foi aplicada no GP do Azerbaijão, no último fim de semana, e visa diminuir a influência do sistema na corrida

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou, nesta quinta-feira (4), o encurtamento de duas das três zonas de DRS do GP de Miami de Fórmula 1, que terá início nesta sexta (5), com duas sessões de treino livre, e se estenderá até o domingo (7), quando será realizada a corrida. As alterações vão ao encontro do desejo da entidade em diminuir a influência do sistema dentro da prova, já que, segundo ela, as ultrapassagens se tornaram excessivamente fáceis após a introdução do novo regulamento em 2022.

No ano passado, o circuito localizado na Flórida, nos Estados Unidos, teve três zonas de DRS. A primeira estava localizada 30 metros após a curva 9. Esta foi modificada para 105 metros após a curva, ou seja, houve uma redução de 75 metros. Já a segunda zona começava 450 metros após a curva 16, mas neste ano a FIA mudou para 525 metros depois, o que também levou a uma diminuição da extensão de 75 metros.

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Traçado do GP de Miami em 2023. Zonas de DRS foram reduzidas (Foto: Reprodução / Fórmula 1)

Por fim, a terceira e última zona de DRS, instalada na reta curta de largada/chegada, continuou intacta. Entretanto, na prova de 2022, poucas ultrapassagens foram verificadas neste setor, o que leva a crer que ele seguirá tendo influência mínima na corrida — algo que pode se tornar desinteressante para o público.

Além dessas mudanças, o GP de Miami também apresentará um traçado repaginado neste ano. A pista foi toda repavimentada, já que a superfície foi alvo de reclamações dos pilotos no ano passado. A curva 15 teve o seu layout ajustado e as áreas de escape das curvas 1, 4, 7 e 11 foram reduzidas e as barreiras realinhadas. Os muros entre as curvas 13 e 14 também foram aprimorados.

A FIA promoveu mudanças nas zonas de acionamento do DRS em todas as etapas da temporada 2023. O encurtamento aconteceu em todos os circuitos, mas no caso do GP da Austrália, em Melbourne, foi adicionada uma quarta zona a fim de proporcionar mais emoção nas curvas de alta velocidade. Já em Baku, no último fim de semana, as alterações renderam críticas contundentes dos pilotos.

GP do Azerbaijão teve teve zonas de DRS reduzidas, o que gerou reclamação dos pilotos (Foto: Red Bull Content Pool)

"Eles encurtaram o DRS neste ano na reta, não sei bem por que fizeram isso. Sempre tivemos ótimas corridas onde o DRS estava presente. Quando você ligava o DRS, já era tarde demais. Tivemos muitas ultrapassagens hoje? Bem, aí está", questionou Lewis Hamilton. Por sua vez, Lando Norris revelou que os pilotos abordaram o assunto no briefing que é feito antes da etapa e que todos concordaram que "não faz sentido".

Esta será apenas a segunda vez que o GP de Miami receberá uma corrida da F1. Max Verstappen, da Red Bull, foi o vencedor de 2022, e Charles Leclerc e Carlos Sainz, ambos da Ferrari, completaram o pódio. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.