FIA repete Azerbaijão e encurta duas zonas de DRS do GP de Miami 2023
FIA reduziu 75 metros de duas zonas que permitem a ativação do DRS no GP de Miami. A iniciativa também foi aplicada no GP do Azerbaijão, no último fim de semana, e visa diminuir a influência do sistema na corrida
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou, nesta quinta-feira (4), o encurtamento de duas das três zonas de DRS do GP de Miami de Fórmula 1, que terá início nesta sexta (5), com duas sessões de treino livre, e se estenderá até o domingo (7), quando será realizada a corrida. As alterações vão ao encontro do desejo da entidade em diminuir a influência do sistema dentro da prova, já que, segundo ela, as ultrapassagens se tornaram excessivamente fáceis após a introdução do novo regulamento em 2022.
No ano passado, o circuito localizado na Flórida, nos Estados Unidos, teve três zonas de DRS. A primeira estava localizada 30 metros após a curva 9. Esta foi modificada para 105 metros após a curva, ou seja, houve uma redução de 75 metros. Já a segunda zona começava 450 metros após a curva 16, mas neste ano a FIA mudou para 525 metros depois, o que também levou a uma diminuição da extensão de 75 metros.
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Por fim, a terceira e última zona de DRS, instalada na reta curta de largada/chegada, continuou intacta. Entretanto, na prova de 2022, poucas ultrapassagens foram verificadas neste setor, o que leva a crer que ele seguirá tendo influência mínima na corrida — algo que pode se tornar desinteressante para o público.
Além dessas mudanças, o GP de Miami também apresentará um traçado repaginado neste ano. A pista foi toda repavimentada, já que a superfície foi alvo de reclamações dos pilotos no ano passado. A curva 15 teve o seu layout ajustado e as áreas de escape das curvas 1, 4, 7 e 11 foram reduzidas e as barreiras realinhadas. Os muros entre as curvas 13 e 14 também foram aprimorados.
A FIA promoveu mudanças nas zonas de acionamento do DRS em todas as etapas da temporada 2023. O encurtamento aconteceu em todos os circuitos, mas no caso do GP da Austrália, em Melbourne, foi adicionada uma quarta zona a fim de proporcionar mais emoção nas curvas de alta velocidade. Já em Baku, no último fim de semana, as alterações renderam críticas contundentes dos pilotos.

"Eles encurtaram o DRS neste ano na reta, não sei bem por que fizeram isso. Sempre tivemos ótimas corridas onde o DRS estava presente. Quando você ligava o DRS, já era tarde demais. Tivemos muitas ultrapassagens hoje? Bem, aí está", questionou Lewis Hamilton. Por sua vez, Lando Norris revelou que os pilotos abordaram o assunto no briefing que é feito antes da etapa e que todos concordaram que "não faz sentido".
Esta será apenas a segunda vez que o GP de Miami receberá uma corrida da F1. Max Verstappen, da Red Bull, foi o vencedor de 2022, e Charles Leclerc e Carlos Sainz, ambos da Ferrari, completaram o pódio. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.