FIA rejeita antecipar entrega de troféu do tri para Verstappen: "Noite dos campeões"
Mohammed Ben Sulayem garantiu que Max Verstappen só vai receber o troféu de campeão da temporada 2023 durante a festa oficial da FIA. Presidente afirma que protocolo serve para inspirar nova geração
Mesmo ganhando o tricampeonato mundial com cinco corridas de antecedência para o fim da temporada, Max Verstappen vai seguir esperando até a festa da FIA para erguer o terceiro troféu conquistado. Apesar de pedidos de mudança dos fãs para que o protocolo atual seja quebrado e a premiação esteja nas mãos de Max em uma das corridas, Mohammed Ben Sulayem se manteve firme sobre a cerimônia.
Em conversa com a imprensa durante o fim de semana do GP do Catar — inclusive vencido por Verstappen, no último domingo (8) — o presidente da FIA explicou que a coroação na festa oficial da entidade ajuda a inspirar a próxima geração de pilotos, já que não apenas Verstappen receberá o troféu, como também os campeões mundiais de Fórmula 2, Fórmula 3, Rali, kart e outros eventos regidos pela entidade.
"É a noite dos campeões. Quando ganhei meu primeiro campeonato (O Rali do Oriente Médio), você não tinha ideia das noites sem dormir antes de ir para a França, para a Concórdia e receber o troféu. Até hoje me arrepio, porque era muito jovem. Tinha 25 anos. É onde você sonha estar, e é como os jovens enxergam", explicou Ben Sulayem.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
"E é a noite dos campeões onde os jovens podem ver o vencedor, o campeão da F1. E é o ídolo deles. Você quer que eu não faça esse sonho se tornar realidade? Não", seguiu.
Com 14 vitórias em 2023 e o terceiro título mundial em sequência, Max minimizou a espera pela festa oficial da FIA para receber mais um troféu.
"Está tudo bem, eles parecem o mesmo. Já tenho dois em casa e eles não vão mudar. Tem apenas mais um nome lá. Mas está tudo bem, eu posso esperar um pouco. Já tenho um perto do meu simulador e o outro perto da TV", completou.