FIA proíbe ultrapassagens no pit-lane após manobras de Verstappen em Abu Dhabi

As ações de Max Verstappen no TL2 do GP de Abu Dhabi causaram reações na direção de prova da FIA, que proibiu novas ultrapassagens no pit-lane a partir deste sábado

Verstappen deixou Russell e Hamilton para trás no reinício do TL2 (Vídeo: Dazn)

As ultrapassagens de Max Verstappen no pit-lane do GP de Abu Dhabi durante o reinício do segundo treino livre, na última sexta-feira (24), não passaram batidas pela FIA. A partir deste sábado, quando a Fórmula 1 realiza o TL3 e a classificação da última etapa da temporada, o diretor de prova Niels Wittich proibiu novas manobras nos boxes. Agora, um carro só poderá passar um outro em caso de algum problema.

"Ultrapassagens estão proibidas na saída do pit-lane, a não ser que um carro esteja lento e demonstrando um óbvio problema", afirmou o diretor de prova nas anotações enviadas às equipes neste sábado.

Relacionadas

Verstappen demonstrou irritação logo no início do TL2, quando aguardava na fila e viu as duas Williams passarem à frente ao deixarem a garagem. Em conversa com seu engenheiro, o tricampeão chegou a pedir para que o fato fosse "anotado".

Pouco tempo depois, após as bandeiras vermelhas causadas por Carlos Sainz e Nico Hülkenberg, Max passou por George Russell e Lewis Hamilton, mas chegou muito perto de ser espremido na parede em uma das ocasiões. Na saída do túnel, o neerlandês ainda deixou Pierre Gasly para trás em alta velocidade.

Verstappen demonstrou impaciência nas saídas do pit-lane (Foto: AFP)

"Eles precisam sair da frente", afirmou Verstappen após os incidentes. "Estavam todos pilotando lentamente, e eu queria sair [para a pista] porque estávamos com um tempo limitado. E eles continuavam com o carro no meio", reclamou.

"Então, quando tentei passar, tentaram me espremer no muro", avaliou o tricampeão mundial. "Foi um pouco bobo", completou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. O TL3 será realizado às 7h30 de sábado, enquanto a classificação acontece às 11h. No domingo, a largada está programada para as 10h.

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!