FIA premia equipes da F1 com classificação mais alta em programa ambiental

Todas as dez equipes da Fórmula 1 conseguiram atingir o nível máximo de Credenciamento Ambiental da FIA, que premia os esforços de buscar uma maior sustentabilidade na categoria

A Fórmula 1 é a primeira categoria do esporte a motor mundial a conseguir atingir o nível máximo de Credenciamento Ambiental da FIA com todas as suas equipes. De acordo com a categoria, que divulgou a informação em seu portal oficial, o prêmio 'Três Estrelas' faz parte do planejamento de emissão zero de carbono até 2030.

Lançado em 2011, o programa possui o objetivo de ajudar a indústria do automobilismo a se tornar mais sustentável. Com 17 critérios, que vão desde o uso de energia até os planejamentos de transporte e o controle de emissão de barulho, a avaliação é feita por uma empresa independente da Fórmula 1.

Relacionadas

A primeira premiação recebida pela Fórmula 1 foi em 2020, quando os auditores credenciaram a própria categoria. Agora, em 2023, todas as equipes seguiram o mesmo caminho e receberam a honraria da FIA.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 tem meta de zerar sua emissão de carbono até 2030 (Foto: F1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Conseguir que nosso campeonato, assim como grande parte de nossos parceiros e promotores, alcance esse momento significativo demonstra o compromisso de toda a comunidade da F1 para mudar e alcançar nossos objetivos de sustentabilidade", celebrou Stefano Domenicali, CEO da categoria.

"Ainda há, é claro, muito trabalho a ser feito", prosseguiu. "Mas estamos comprometidos em atingir nossos objetivos, continuar a inovar de uma maneira sustentável e demarcar um exemplo positivo para a comunidade do esporte a motor e além", finalizou o chefe.

Vale destacar que a avaliação faz parte do caminho de eletrificação escolhido pela Fórmula 1 para o futuro, ponto central do novo regulamento de motores de 2026. Com uma unidade de potência menos dependente da combustão e o planejamento de utilizar combustíveis sustentáveis, o plano da categoria é zerar a emissão de carbono até 2030.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer entre 30 de junho e 2 de julho, com o GP da Áustria. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.