FIA se irrita e cobra F1 por presença de Neymar e celebridades no grid da Espanha

Neymar e outras celebridades estavam na grama da reta principal quando a volta de apresentação estava em andamento na Espanha. FIA cobrou Fórmula 1 por esclarecimentos

A FIA ficou insatisfeita com a Fórmula 1 por conta do acesso de celebridades — inclusive do futebolista brasileiro Neymar — ao grid do GP da Espanha, que aconteceu no início do mês. Ao mesmo tempo em que a Federação ainda investiga os casos de invasão de pista na Austrália, em abril, o jogador e outras pessoas estavam ainda posicionados na grama da reta principal durante a volta de apresentação. A situação foi discutida na reunião do Conselho Mundial de Esporte a Motor, realizada nesta terça-feira (20).

Segundo o site da revista inglesa Autosport, os promotores do GP da Espanha precisam enviar um relatório sobre o incidente e a FIA espera um "plano de remediação que aborde as questões de segurança". O veículo também apontou que uma medida pode ser imposta para restringir ao acesso ao grid.

Relacionadas

A reunião do Conselho aconteceu em Córdoba, na Espanha, e o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, falou sobre o incidente e revelou que Stefano Domenicali, diretor-executivo da Fórmula 1, prometeu medidas para evitar incidentes futuros.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Grid do GP da Espanha (Foto: F1TV)

"Devemos aprender com o incidente no GP da Espanha. A FIA foi assegurada por Stefano Domenicali que medidas estão sendo tomada para garantir que não haja repetição do incidente. É um problema não apenas na F1, mas também na Fórmula E, no WEC e em outras categorias da minha experiência com muitas pessoas no grid", disse Sulayem.

"Não tenho dúvidas de que, em todos os casos, o promotor cumprirá os requisitos de segurança da FIA. É dever dela garantir um ambiente seguro a todos. Segurança no esporte a motor é a principal prioridade da Federação", completou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer entre 30 de junho e 2 de julho, com o GP da Áustria. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.