FIA aumenta rigor sobre limite de velocidade dos carros sob bandeira amarela dupla na F1

Agora, o piloto que passar pela bandeira amarela dupla terá de acionar o delta de velocidade. O conceito de limitação foi estendido pela FIA para melhorar a segurança

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) vai implementar a partir do fim de semana em Mônaco, que recebe a Fórmula 1 para a realização da sexta corrida da temporada 2023, um limite de velocidade mais rigoroso aos carros sob bandeiras amarelas duplas e safety-car virtual e físico. Segundo a entidade, a medida é para melhorar a segurança e minimizar riscos em situações que envolvem, por exemplo, fiscais na pista.

O delta de velocidade é usado para conter a velocidade dos carros na pista. Agora, os pilotos terão de reduzir a velocidade imediatamente após passarem pelas duplas bandeiras amarelas agitadas pelos fiscais. O diretor-técnico da FIA, Tim Goss, explicou que a federação queria estender a aplicação do "conceito de tempo delta" para evitar "situações em que os carros possam legitimamente aumentar temporariamente a velocidade para recuperar qualquer tempo perdido em relação a esse tempo referência".

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A FIA endureceu as regras relacionadas ao limite de velocidade sob regime de bandeiras amarelas (Foto: AFP)

O requisito anterior sob o Código Esportivo era apenas uma orientação para que os pilotos "reduzissem significativamente a velocidade" nas bandeiras amarelas, além de uma instrução para que não houvesse ultrapassagens e eles estivessem prontos para mudar de direção ou mesmo parar, caso fosse necessário.

"O que queremos fazer agora é estender o uso do conceito de tempo delta para garantir que os carros reduzam estritamente ao limite necessário quando bandeiras amarelas duplas são mostradas sob um safety-car virtual ou safety-car, então estamos introduzindo um limite de velocidade de referência na área onde essas bandeiras são exibidas", disse ele.

Há, no entanto, uma preocupação quanto à desvantagem que um determinado competidor possa ter caso passe pela bandeira amarela dupla antes do adversário. O chefe de eletrônica de Fórmula 1 da FIA, Olivier Hulot, reconheceu que é uma possibilidade, mas disse que a segurança é uma preocupação mais urgente.

"[Há] Perda de desempenho em relação aos outros — se um carro passa por uma bandeira amarela dupla e outro não, e esse primeiro carro tem de desacelerar, está perdendo tempo em relação aos rivais", avaliou Hulot. "No entanto, para a FIA, a segurança é fundamental, e quando há um perigo na pista ou fiscais na pista, temos de minimizar os riscos, não importa o quê", concluiu.