Ferrari refuta desânimo após sexta-feira complicada na Holanda: “Estamos confiantes”

Apesar de uma sexta-feira desafiadora, Frédéric Vasseur ficou satisfeito com o trabalho realizado pela Ferrari em Zandvoort e acredita que pode melhorar significativamente para a corrida

A Ferrari teve uma sexta-feira (25) bastante complicada em Zandvoort. O time não empolgou com desempenho em nenhum momento e viu a dupla de pilotos formada por Charles Leclerc e Carlos Sainz ficar fora do top-10. O monegasco fechou o dia em 11º, enquanto o espanhol foi 16º. O chefe de equipe Frédéric Vasseur ainda mantém fé apesar das dificuldades.

Os tempos de volta da equipe Ferrari não ficaram muito distantes dos líderes, mas isso se deve em parte ao fato de Zandvoort ser uma das pistas mais curtas do calendário da Fórmula 1. O monegasco Leclerc cravou 1min11s915, enquanto o espanhol Sainz marcou 1min12s903. Vasseur vê um dia positivo.

Relacionadas

"Acredito que hoje a situação tenha sido complicada. Testamos várias coisas de manhã e também à tarde no carro. Isso significa que nos concentramos mais nisso do que na pura performance. Mas, temos dez carros separados por poucos décimos, e isso significa que precisaremos estar no nosso melhor amanhã. Avançamos bem em termos de como abordar o fim de semana e estamos bastante confiantes", revelou Vasseur em entrevista à emissora inglesa Sky Sports.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz passou mais de uma vez por fora da pista no TL2 (Foto: Reprodução/F1)

O dirigente ainda explicou que a equipe estava concentrada em testar diferentes configurações na manhã e tarde, priorizando testes sobre desempenho. Vasseur mencionou que a diferença entre os dois pilotos era notável em termos de tempo de volta, observando que até mesmo pequenas vantagens são cruciais em um grid tão competitivo.

"Houve uma diferença significativa entre os dois pilotos em cada curva. Vimos [Lewis] Hamilton sendo 0s3 mais rápido que nós em apenas uma curva. Portanto, precisamos agir com calma para entender a situação e otimizar as coisas, pois não estamos longe. Temos margem de melhoria", disse o francês.

Vasseur também compartilhou insights sobre as atividades da equipe durante os treinos. A Ferrari focou na avaliação de diferentes níveis de carga aerodinâmica na asa traseira. Isso foi realizado durante as duas sessões incluindo com Robert Shwartzman, que assumiu o carro de Sainz pela manhã. A equipe optou por testar menos carga aerodinâmica em comparação com seus rivais, a fim de obter uma visão abrangente das diferentes configurações e desempenho potencial do carro.

Robert Shwartzman também esteve na pista testando pelo time italiano (Foto: Ferrari)

"Hoje corremos com menos carga aerodinâmica em comparação com nossos rivais, porque era uma das coisas que precisávamos testar. Não temos dias de teste durante o ano. Temos o simulador, o túnel de vento, mas o único momento em que podemos fazer testes é sexta-feira. Portanto, tentamos abranger todos os aspectos da asa para ter uma visão completa de como tudo pode funcionar. Fizemos isso tanto com [Robert] Shwartzman quanto com [Charles] Leclerc. Tudo correu conforme o planejado", afirmou.

O ritmo de corrida, assim como o de volta rápida, não foram dos melhores para os carros da equipe de Maranello. Vasseur, no entanto, acredita justamente no contrário. "O ritmo de corrida foi bom hoje, mas estávamos 0s2 mais lentos que o esperado na simulação de classificação. Tivemos essa questão durante toda a sessão. É por isso que não estamos preocupados com a situação [de corrida]", finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Holanda, em Zandvoort, 13ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. No sábado, o dia começa com o TL3, às 6h30 (de Brasília, GMT-3), seguido pela classificação, às 10. No domingo, a largada também está marcada para as 10h.