Ferrari admite "otimismo" por retorno de Sainz na Austrália, mas diz: "Precisa descansar"

Chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur disse que a decisão sobre o retorno de Carlos Sainz será tomada apenas na semana do GP da Austrália, mas demonstrou otimismo com recuperação

Depois de perder Carlos Sainz para o GP da Arábia Saudita, com uma apendicite, a Ferrari recorreu ao novato Ollie Bearman, da Fórmula 2, que correspondeu às expectativas e terminou em sétimo logo em sua primeira corrida na Fórmula 1. Após o fim da prova, entretanto, a equipe já foi questionada sobre a presença do espanhol na próxima etapa da categoria, na Austrália, entre os dias 22 e 24 de março. E demonstrou otimismo.

Segundo o chefe Frédéric Vasseur, a recuperação de Sainz após a cirurgia tem sido boa, mas é necessário que o piloto descanse antes que uma decisão seja tomada. O francês disse que a confirmação virá apenas na semana da próxima corrida.

[relacionadas]

"Honestamente, ainda não sei sobre isso", admitiu Vasseur. "A recuperação tem sido incrível até agora, o fato de ele ter ido à corrida é um sinal muito bom, além de um grande apoio para nós. Agora, ele terá uma semana de completo descanso e tomará uma decisão quando tiver de voar para Melbourne daqui a uma semana. Mas estou otimista", disse.

Vasseur elogiou bastante Sainz pela bravura ao entrar no carro da Ferrari nas duas primeiras sessões do fim de semana, mesmo se sentindo com dores e febre. Segundo o chefe, foi impressionante ver o desempenho do espanhol, levando em consideração seu estado físico.

Carlos Sainz ficou fora do GP da Arábia Saudita (Foto: Ferrari)

"Acho que [a bravura] é uma característica de família. Não sou forte o suficiente para retirar Carlos [Sainz] do carro", brincou. "Quando ele chegou na quinta-feira, não se sentia bem. Pediu para fazer algumas voltas e fez a sessão inteira", destacou.

"De tarde, foi a mesma coisa. Aquilo parecia incrível para mim, porque descobri depois da atividade que ele estava completamente destruído", pontuou.

Por fim, Vasseur repetiu que Sainz precisa descansar após passar pelo procedimento cirúrgico, principalmente porque o GP da Austrália envolve um esforço a mais com um voo de 24 horas. Além disso, os pilotos chegam a Melbourne no início da semana para se adaptarem ao fuso horário, e a decisão será tomada quando todos já estiverem no local.

Substituto de Sainz, Oliver Bearman pontuou com a Ferrari em Jedá (Foto: Ferrari)

"Se você olhar para os resultados de TL1 e TL2, ele tinha um ritmo muito decente e conseguia fazer as jornadas longas, o que é incrível. Mas, agora, vamos focar no futuro dele. O mais importante não é forçar, é fazer uma recuperação apropriada", alertou.

"Não quero dar pressa, mas ele é um adulto e vai tomar a decisão certa", afirmou Vasseur. "É uma recuperação importante, e precisamos focar em Melbourne. Ele precisa ter um bom descanso essa semana, e veremos na próxima", finalizou.

A Fórmula 1 volta entre os dias 22 e 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!