Ferrari na primeira linha com Raikkonen na pole no Mónaco

Numa qualificação dominada pela Ferrari, Kimi Raikkonen conquistou a pole position para o Grande Prémio do Mónaco. O finlandês partirá da frente pela primeira vez desde 2008.

Raikkonen estabeleceu a volta mais rápida de sempre no Mónaco ao rodar em 1:12.178, 43 milésimos de segundo mais rápido que o seu colega de equipa Sebastian Vettel.

[relacionadas]

Valtteri Bottas garantiu o terceiro lugar na grelha, ficando a 45 milésimos de Raikkonen e apenas 2 de Vettel.

Max Verstappen foi o melhor Red Bull e partilha a segunda linha com Bottas. O holandês bateu Daniel Ricciardo por mais de meio segundo.

Carlos Sainz confirmou a boa forma da Toro Rosso e foi o sexto mais rápido, diante do Force India de Sérgio Perez.

Apesar de alguns problemas na qualificação, Romain Grosjean esteve bem na terceira fase e foi oitavo. Jenson Button qualificou-se em nono no seu regresso à F1, mas vai arrancar do fim da grelha devido a uma penalização.

Stoffel Vandoorne garantiu o acesso ao Q3 mas nem sequer rodou, depois de não evitar um acidente no final do Q2. Foi esse momento que causou a mostragem de bandeiras amarelas e que fez com que Lewis Hamilton não pudesse melhorar o seu tempo. O piloto da Mercedes sai assim de 12º para a corrida de amanhã, já que Vandoorne também tem uma penalização de três lugares.

Daniil Kvyat também foi prejudicado por esse incidente e não conseguiu passar ao Q3. Nico Hulkenberg, Kevin Magnussen e Felipe Massa foram os restantes eliminados.

Pelo Q1 ficaram o Force India de Esteban Ocon, o Renault de Jolyon Palmer, o Williams de Lance Stroll e os Sauber de Pascal Wehrlein e Marcus Ericsson. O sueco bateu logo no início e da sessão e ficou com o pior tempo do dia.