Ferrari elogia "trabalho incrível" de Leclerc após desconfiança e "medo" em Abu Dhabi
Chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur admitiu que o clima na equipe durante a classificação era amedrontador após eliminação precoce de Carlos Sainz e dificuldades de Charles Leclerc com os pneus
A Ferrari admitiu que o ambiente durante a classificação era amedrontador devido ao desempenho instável da SF-23, que sofreu com os problemas nos pneus durante a sessão realizada neste sábado (25), no traçado de Yas Marina, em Abu Dhabi. Eis, porém, que se apresentou Charles Leclerc, em atuação que mereceu elogios da chefia.
Embora o clima tenha ficado ainda mais tenso após a eliminação de Carlos Sainz no Q1, o chefe de equipe, Frédéric Vasseur, respirou mais aliviado com a segunda colocação conquistada por Leclerc. Com isso, a Ferrari se manteve bem posicionada na briga direta com a Mercedes pelo vice-campeonato no Mundial de Construtores. Hoje, a diferença entre as equipe é de quatro pontos.
"Estava um pouco instável, mas a classificação foi tão equilibrada que qualquer coisa era possível. Em certo momento, estava com medo que Charles ficasse fora no Q1 ou Q2", revelou o francês, em entrevista à emissora inglesa de TV Sky Sports.
"[Os problemas] aconteceram muito nas voltas de saída dos boxes, mas, no final, entendemos um pouco a abordagem", prosseguiu Vasseur, que não poupou elogios ao desempenho de Leclerc. "Charles fez um trabalho incrível", definiu.
Apesar de contente com o resultado do piloto monegasco, Vasseur controlou o entusiasmo ao lembrar que a disputa contra a Mercedes de fato acontece na corrida do domingo. "Mas é amanhã que pontuamos e temos de marcar quatro pontos a mais que a Mercedes."
Para conquistar o vice-campeonato na F1 2023, o chefe da Ferrari admitiu que a equipe precisa adotar uma estratégia agressiva para que Sainz recupere terreno e a escuderia tenha a chance de somar pontos com os dois carros. "Ninguém pode prever o que vai acontecer. O ritmo está lá, então vamos ver amanhã. Precisamos pontuar com os dois carros e seremos agressivos com a estratégia de Carlos, com certeza", concluiu.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Logo mais, a classificação começa às 11h (de Brasília, GMT-3). No domingo, a largada está programada para as 10h.
Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!