Ferrari vê dia positivo no Japão, mas alerta para desgaste de pneus: "Não é o ideal"

Chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur saiu otimista após o TL2 do GP do Japão. Por outro lado, o alto desgaste dos pneus — fraqueza da equipe em 2023 — preocupa para o fim de semana

Novamente aparecendo como segunda força da Fórmula 1, a Ferrari fechou um dia positivo nesta sexta-feira (22), em Suzuka, nas duas primeiras atividades do fim de semana no GP do Japão. Tanto no TL1 quanto no TL2, ambos liderados por Max Verstappen, a equipe terminou com e posições — Carlos Sainz terminou à frente de Charles Leclerc na primeira sessão, e o monegasco deu o troco na segunda.

Chefe da equipe italiana, Frédéric Vasseur admitiu que prefere segurar o otimismo, mas elogiou a atuação do carro vermelho nos dois primeiros treinos livres. Na sessão que fechou o dia, Leclerc ficou apenas 0s320 atrás de Verstappen.

Relacionadas

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Leclerc ficou atrás apenas de Verstappen no TL2 em Suzuka (Foto: Reprodução/F1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Até agora, tudo está correndo bem", destacou Vasseur à emissora inglesa Sky Sports. "Fizemos um bom teste com os pneus macios. Não quero exagerar no otimismo, mas tudo está indo bem", analisou.

Apesar da boa apresentação nesta sexta, Vasseur pregou calma e destacou os desafios proporcionados pelo Circuito de Suzuka para a classificação de sábado e a corrida de domingo. Entre as principais questões, está justamente o alto desgaste dos pneus — algo que tem sido um ponto fraco para o carro italiano até aqui.

"Verstappen marcou a volta mais rápida, a pista causa alto desgaste [nos pneus], não é a condição ideal", admitiu o francês. "Mas vamos ver", completou.

GP do Japão continua na noite desta sexta, com o TL3 a partir das 23h (horário de Brasília). No sábado, a classificação está prevista para as 3h. A corrida está marcada para a madrugada de domingo, às 2h.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE.