Alonso toma punição e 3 pontos na carteira por incidente com Sainz na sprint da China

Fernando Alonso não escapou ileso do incidente com Carlos Sainz na corrida sprint deste sábado (20) e foi punido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) com 10s e adição de 3 pontos de punição

Fernando Alonso foi considerado responsável pelo incidente com Carlos Sainz na corrida sprint deste sábado (20) na China. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) puniu o titular da Aston Martin com 10s e a adição de três pontos ao carnê do espanhol. A pontuação funciona como uma espécie de sanção alternativa, já que o tempo acrescido não faz diferença para um piloto que abandonou.

Nas voltas finais da corrida em Xangai, Alonso defendia o terceiro posto, com Sainz, Sergio Pérez e Charles Leclerc colados logo atrás. O #55 da Ferrari, então, foi para o ataque, mas encontrou bastante resistência da parte do piloto da Aston Martin. Ambos dividiram várias curvas até que Pérez conseguiu se aproveitar de uma pequena brecha e efetuou bela ultrapassagem dupla que valeu o top-3.

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O duelo dos espanhóis foi bonito de ver, mas custou danos aos dois: Alonso acabou abandonando com um pneu furado, enquanto Carlos também reclamou de avarias no carro após a briga.

Ao fim da disputa, os dois foram chamados pelos comissários para dar explicações, e o veterano acabou sancionado por “causar uma colisão”.

“Os comissários ouviram o piloto do carro 14 (Fernando Alonso), o piloto do carro 55 (Carlos Sainz), representantes das equipes e revisaram os dados do sistema de posicionamento/ordenação, vídeo e evidências das câmeras de bordo e determinaram que o carro 14 causou uma colisão com o carro 55 na curva 9”, indicou. “O resultado da colisão foi que o carro 55 ficou danificado e o carro 14 sofreu com um furo no pneu e abandonou antes do final da sessão sprint”, acrescentou.

Fernando Alonso foi punido pela FIA (Foto: Aston Martin)

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“De acordo com as diretrizes sobre padrões de pilotagem, que foram acordadas com as equipes, uma infração desta natureza exigia que uma punição base de 10s fosse adicionada ao tempo de um carro que causou uma colisão”, disse a FIA. “O artigo 54.3 do Regulamento Desportivo afirma que se a punição de 10s for imposta após o final de uma sessão sprint, então 10s serão adicionados ao tempo decorrido do piloto em questão. Consequentemente, adicionamos 10s ao tempo decorrido do carro 14”, detalhou.

Os comissários, porém, alertaram à entidade reguladora sobre a necessidade de alterar o texto do regulamento, já que ele não contempla casos de abandonos como o de Alonso.

“Como um aparte à FIA, notamos que a linguagem nos regulamentos sobre quando um carro abandona e as consequências resultantes das punições que podem ser impostas ou cumpridas, especialmente quando esse carro é classificado de outra forma, é um tanto pouco clara e recomendamos que a FIA considere fazer as alterações necessárias para trazer maior clareza a esta questão”, alertou.

Após a corrida, Sainz classificou a manobra de Alonso como "otimista", enquanto o #14 tratou de minimizar o lance.

Com os três pontos somados na China, Alonso chega ao total de seis no período de 12 meses. O piloto atinge 12 pontos é suspenso por uma corrida.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. No sábado (20), a classificação acontece às 4h. No domingo, a largada está marcada também para as 4h.